Aprenda como dar um up no seu currículo profissional com 12 dicas valiosas

Veja como chamar a atenção das empresas e conseguir o emprego dos sonhos com um currículo bom para o mercado de trabalho.

Dentre as formas de apresentação para o ramo profissional, o currículo é uma das principais. Para que o candidato seja selecionado nas entrevistas, é preciso ter em mãos um documento bem organizado.

Listamos as 12 melhores dicas para dar um up no seu currículo profissional. Saiba como conquistar o emprego dos sonhos através desta porta de entrada.

1 – Ortografia

Muito cuidado com os erros de português, até mesmo os de digitação. Isso demonstra que o candidato pode estar desatento, além de parecer que não possui domínio da língua portuguesa.

2 – Dados pessoais

Informações como nome, idade, estado civil, endereço e CEP devem aparecer logo no início do documento, pois são fundamentais para a identificação do candidato. Evite colocar e-mails informais, com apelidos ou gírias.

Se decidir colocar uma foto, opte por algo mais formal, com roupas que combinem com a empresa que deseja ingressar. Fique atento ao conteúdo da foto.

3 – Assertividade e coerência

Se você fez muitas atividades ao longo de sua carreira, tente resumir tudo em uma, ou no máximo duas páginas. Inclua informações com coerência e que se interajam umas com as outras.

4 – Objetivo

Resuma em apenas uma linha seu objetivo profissional, com o cargo e a área de interesse. Deixe claro logo no início o que está procurando.

5 – Formação

Do último para o primeiro, cite todas as formações e especializações que você tenha, com o ano de início, término e nome completo da instituição. Não foque em colocar cursos relâmpagos que não acrescentam na sua carreira, deixe apenas o necessário.

6 – Trabalho voluntário

Os trabalhos voluntários são muito bem valorizados nos ambientes corporativos. Se você não possui experiências desse tipo, é uma ótima hora de acrescentar.

7 – Palavras-chave

Ter palavras-chave, como nome de empresas ou sistemas que já trabalhou, pode ajudar nas buscas quando se tem currículo cadastrado em sites. Coloque termos que ajudem a identificar suas experiências.

8 – Idiomas

Seja honesto. Se é fluente, diga que é fluente. Ajuda também se você estiver frequentando algum curso ou algo parecido.

9 – Informática

Se você não tem experiências nessa área, invista seu tempo em cursos que podem te ajudar a usar softwares. Hoje em dia, é um grande pré-requisito na maioria das empresas.

10 – Experiência internacional

Se o candidato tiver alguma experiência desse nível, é importante colocar no currículo, pois as empresas reconhecem o trabalho no exterior.

11 – Revisão

Confira uma, se possível várias vezes para atentar a possíveis erros. Se puder, mostre para um amigo que tenha o olhar mais apurado, mas não deixe seu documento ser enviado com erros.

12 – Diga a verdade

É muito importante ser honesto para não passar por uma saia justa na hora da entrevista. Não coloque tudo a perder e seja o mais verdadeiro possível.

Veja também:

Curriculo