Como eliminar os carrapatos do seu pet em casa com receita caseira

Carrapatos podem trazer infecções para os animais domésticos. Confira algumas dicas de como eliminar os carrapatos do seu pet

O carrapato vive na pele ou pelos de outros animais e alimenta-se de sangue, podendo transmitir várias doenças para os pets e humanos. Eles passam a maior parte do seu ciclo de vida dispersos pelo ambiente buscando hospedeiros para se alimentarem. Aprenda agora como eliminar os carrapatos do seu pet.

Como identificar se seu pet está infestado

Coelhos, gatos e cachorros são propícios a pegar carrapatos, ainda mais quando frequentam a rua, se relacionam com outros animais e moram em casas que possuam jardim ou quintal.

É possível notar quando seu animal está com carrapatos pois ele passa a se coçar mais que o habitual. Muitas vezes a pele apresenta vermelhidão e até queda de pelos.

Em alguns lugares do corpo do pet são mais comuns de encontrarmos esses parasitas, como atrás das orelhas, no pescoço e entre as patas. Como os carrapatos possuem um tom marrom escuro e são um pouco maiores, é mais fácil enxergá-los entre os pelos.

Os carrapatos são bem comuns em animais domésticos, no entanto não é comum encontrá-los nos gatos, pois esses têm o costume de se limpar várias vezes ao dia através de lambidas no próprio pelo. Essa ação remove os parasitas mecanicamente.

Aprenda a retirar esses parasitas

Existem alguns medicamentos e produtos que te ajudam a libertar seu pet desses parasitas, mas também é possível retira-los mecanicamente.

Para isso, você vai precisar de uma escova, para ajudar a enxergar a pele, uma pinça para retirar o carrapato e algodão ou lenço com álcool.

A ideia é escolher um momento em que seu pet esteja relaxado para escová-lo. Ao localizar o carrapato, desprenda-o com cuidado da pele do animal e utilize o algodão ou lenço para limpar a área.

No entanto, se você prefere algo mais simples, é possível comprar talcos, coleiras e comprimidos especializados que matam os carrapatos. Esses produtos geralmente trazem um tempo de proteção de 3 a 6 meses.

É necessário limpar também o ambiente

Mesmo que seu pet esteja livre dos indesejados carrapatos, ainda pode haver outros espalhados pela casa e quintal. Esses podem acabar infectando o animal novamente.

Portanto, para se livrar de vez desses parasitas você deve fazer uma boa limpeza nas áreas que seu animal frequenta. Isso é possível através de inseticidas vendidos em lojas de produtos de limpeza ou você pode fazer uma receita caseira os seguintes ingredientes:

  • 480mL de vinagre de maçã;
  • 240mL de água morna;
  • 4g de bicarbonato.

Por fim, quando todos os ingredientes estiverem misturados, basta espalhar a mistura pelo ambiente.

Se esse texto te ajudou, então clique aqui para ler mais conteúdos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.