Como ensinar a criança sobre o dinheiro? Confira!

Abaixo estão listadas diferentes maneiras de ensinar seu filho sobre dinheiro com base na idade dele.

Muitas pessoas chegam à idade adulta sem saber como administrar o dinheiro. Algumas, por exemplo, se endividam após a faculdade por causa da incapacidade de usar seu dinheiro da maneira adequada, sendo que a chave para aprender sobre dinheiro desde cedo é com nossos pais.

Abaixo estão listadas diferentes maneiras de ensinar seu filho sobre dinheiro com base na idade dele. Confira:

Crianças

1Use um pote transparente como cofrinho.

Assim, seu filho pode ver claramente a quantidade de dinheiro que ele tem, e acompanhar diariamente quanto o seu dinheiro aumenta.

Por exemplo, um dia, ele pode ter um real. No dia seguinte, um real e cinquenta centavos. Certifique-se de fazer um grande escândalo quanto a isso para que ele fique animado com a situação.

Ver quanto dinheiro ele tem e saber quanto vale o dinheiro é importante para mostrar-lhes como é bom guardar cada centavo.

2Mostre a ele o que custa dinheiro.

Quando seu filho souber que as coisas que deseja custam dinheiro, ele ficará muito motivado a economizar para comprar o objeto que deseja desesperadamente.

3Dê o exemplo.

Os olhos do seu filho estão sempre observando você, então, é importante que você seja um bom exemplo para eles seguirem. Tente não discutir com seu parceiro sobre dinheiro na frente de seu filho. Isso só o deixará preocupado e o fará acreditar que discutir sobre dinheiro é algo normal.

Pré-adolescentes

1Não dê concessões; em vez disso, dê comissões.

Você não deve recompensar seu filho por ficar sentado no sofá o dia todo jogando videogame. Faça-o trabalhar pelo seu dinheiro.

Peça para varrer o chão da cozinha, lavar a louça, etc. Quando eles sentirem que estão trabalhando pelo seu dinheiro, eles podem ver o quanto precisam trabalhar para serem pagos. Isso também lhes dará a sensação de ter um emprego de verdade.

2Mostre a eles que às vezes você precisa priorizar seus gastos.

Se seu filho quiser comprar sapatos novos, lembre-o de que, se ele comprar esses sapatos, não poderá comprar o celular que deseja. Isso o fará pensar em qual item prefere gastar seu dinheiro.

3Enfatize a importância de contribuir.

Assim que começarem a ganhar seu próprio dinheiro, pode ser uma boa ideia persuadi-los a escolher uma instituição de caridade para a qual gostariam de doar parte de seu dinheiro. Esta ação simples será muito gratificante para eles; permitindo-lhes perceber a importância do dinheiro e doação.

Adolescentes

1 — Dê a eles a responsabilidade de administrar uma conta bancária.

Permitir que seu filho adolescente tenha a responsabilidade de ter uma quantidade maior de dinheiro em uma conta bancária permitirá que ele seja mais consciente de como gasta seu dinheiro.

2 — Ensine-lhes o perigo dos cartões de crédito.

Quando seu filho adolescente completar 18 anos, os vendedores de cartão de crédito estarão em todos os lugares oferecendo um cartão de crédito. Se você não ensinar o quão ruim é obter uma dívida, eles podem rapidamente ser vítimas de cartões de crédito.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.