6 Dicas de como escolher as primeiras leituras das crianças

O hábito da leitura deve ser incentivado desde a infância. Confira como escolher o livro adequado para os pequenos.

Incentivar a leitura desde cedo é fundamental para que as crianças gostem da atividade e mantenham esse hábito por toda a vida.

Entretanto, muitos pais ficam na dúvida no momento de escolher o melhor livro infantil. Afinal, como escolher as primeiras leituras das crianças?

Nesta fase da vida, as crianças ainda estão sendo alfabetizadas, portanto, a leitura é feita com algum esforço. Assim, é importante que essa atividade seja leve e divertida, e não uma obrigação.

Uma boa experiência durante a leitura, além de enriquecer o vocabulário e otimizar o aprendizado, estimula o prazer desse hábito.

Confira a seguir algumas dicas para escolher as primeiras leituras dos pequenos.

Como escolher um livro infantil?

1 — Escolha histórias que chamem a atenção

Antes de tudo, a leitura precisa ser atraente para a criança, estimulando sua imaginação e criatividade.

Escolha histórias divertidas e surpreendentes, de forma que a criança fique curiosa sobre o que acontecerá a seguir. Assim, ela mesma terá a iniciativa de ler, sem que isso seja exigido dela.

2 — Selecione livros em série

A familiaridade com personagens e cenários pode aumentar o interesse dos pequenos em acompanhar sua trajetória.

Neste caso, os livros em série são uma boa dica, uma vez que personagens já conhecidos pela criança aparecem em histórias diferentes, e os pequenos vão gostar de saber o que acontecerá com eles.

3 — Opte por uma linguagem fácil

O vocabulário na fase de alfabetização ainda é bastante limitado. Por isso, a linguagem utilizada no livro deve ser mais fácil, com frases curtas para sua melhor compreensão.

4 — Escolha livros que acompanhem o crescimento da criança

Para crianças menores, comece com pequenos contos e livros bem ilustrados, com pouco texto em cada página. À medida que ela for crescendo, sua leitura também deve evoluir, com histórias maiores e linguagem mais complexa.

5 — Explore a leitura com áudio

Como a criança ainda está aprendendo a lidar com as palavras, uma opção é fazer com que ela ouça aquilo que está lendo. Assim, ela terá mais facilidade para acompanhar a história.

Um audiolivro, associado ao livro físico, pode ajudar no processo de leitura. Apresente a versão em áudio antes do livro, durante um passeio, por exemplo, ou simultaneamente, para que a criança acompanhe a leitura enquanto ouve a história.

6 — Considere o gosto da criança

Se uma criança gosta de contos de fadas, uma história de aventura provavelmente não irá agradá-la. Escolha temas e gêneros de acordo com o gosto dos pequenos para gerar seu interesse.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.