Como fazer citação direta

Em trabalho acadêmico, a citação direta é amplamente usada. Para que não ocorra erros, confira como fazer citação direta!

Uma citação direta é a transcrição fiel do conteúdo de uma obra. Assim, quando está referenciando uma frase de outro autor na sua obra, é útil usar uma citação direta.

Sendo assim, usar como base o trabalho de outrem sem os devidos créditos pode ser considerado plágio. Para evitar tal ocorrência, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regula como é preciso transcrever a citação.

Além disso, a transcrição correta também facilita na identificação de obras e autores para pesquisa. Com isso, a norma que regula as citações é a NB10520.

Como fazer citação direta

Autor após o trecho

Quando a referência vem após o trecho retirado, deve-se incluir, entre parênteses, o sobrenome do autor, o ano e a página. O sobrenome deve estar em letra maiúscula.

(SOBRENOME DO AUTOR, ano, página).

Exemplo:

“Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude” (VAZ, 2008, p. 63).

Autor antes do trecho

O sobrenome do autor deve estar com a primeira letra em maiúscula e as demais em minúsculo. Em seguida, entre parênteses, o ano e página de qual o texto foi retirado.

Sobrenome (ano, número da página).

Exemplo:

Segundo Vaz (2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude”.

Sendo assim, caso tenha algum elemento específico como negrito, itálico, entre outros, é necessário incluir a forma original. Na citação, é preciso incluir grifo do autor depois do número da página. Caso o elemento seja de sua autoria, incluir grifo nosso.

Trecho com mais de três linhas

Um trecho com mais de três linhas não deve ser transcrito entre aspas normalmente. Recomenda-se reduzir o tamanho da fonte para 10 ou 11 e aplicar um recuo de 4 cm na margem à esquerda.

Trecho com mais de 10 linhas

Nesse caso, é necessário usar uma supressão, ou seja, um sinal de colchetes com reticências que indica texto não incluído. O início e o final do trecho devem ser expostos.

Exemplo:

“As propostas de melhorias de processo e tecnologia são coletadas e analisadas […] com base nos resultados de projetos-piloto” (KOSCIANSKI; SOARES, 2007, p. 153).

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.