Como fazer uma introdução

Uma boa introdução cativa o leitor e conta sobre o que será exposto. Confira essas dicas de como fazer uma introdução!

Encarar a página em branco pode ser assustador. Para muitos, a introdução é a parte mais difícil de escrever por não ter ponto de partida.

Entretanto, a introdução é essencial para um bom texto. Depois do título, ela é o primeiro contato do leitor com o seu conteúdo e dita se ele continuará lendo. Dito isso, se ela não for clara e objetiva, é nela que as pessoas param de ler.

Nela, é necessário focar seus esforços e cativar o leitor. Para que isso seja mais fácil, separamos algumas dicas de como fazer uma introdução.

Contextualize

Explique para o leitor de onde vem o seu conteúdo. Assim, procure falar sobre a história do assunto resumidamente. Depois disso, conte sobre o caminho que você irá seguir.

Pense nisso como ensinar direções — é preciso explicar onde a pessoa está e por onde ela deve ir.

Instigue

O seu leitor precisa estar focado na mesma coisa que você, uma boa forma de fazer isso é instigá-lo.

Primeiro, crie uma conexão para mostrar que você o entende. Segundo, deixe claro que as dúvidas, soluções e resultados serão desenvolvidos ao longo do texto para que ele continue lendo.

Informe

Outra forma de começar seu texto e cativar é com informações relevantes. Com isso, pesquise dados interessantes sobre o assunto que será discutido e apresente-os ao leitor.

Tenha foco

Cuidado para não sair do tópico ou falar demais. A introdução é apenas o início do texto, logo, procure ser breve, claro e manter a curiosidade.

Permita rapidez

Se o texto for digital, procure usar negrito ou sublinhar as frases e palavras-chave do conteúdo. Dessa forma, um leitor sem tempo irá identificar rapidamente o assunto retratado e poderá escolher seu texto para continuar lendo.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.