Como fazer uma redação sobre racismo

Para elaborar uma redação sobre racismo, é necessário atentar-se para alguns pontos. Confira nossas dicas de como fazer uma redação sobre racismo!

O racismo é um tema muito presente na atualidade e ao longo da História mundial. Por essa razão, é importante estar consciente dos debates para entender e desconstruir o racismo.

Redações em processos seletivos como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) costumam pedir que o candidato disserte sobre assuntos atuais para demonstrar domínio teórico, domínio da escrita e também a capacidade de discorrer sobre assuntos pertinentes à sociedade.

Para te auxiliar, reunimos algumas dicas de como fazer uma redação sobre racismo. Confira!

1. Entenda o conceito

Racismo é o preconceito relacionado à raça que estabelece uma hierarquia. Sendo assim, é importante ressaltar que o racismo presente na sociedade ocorreu de forma que certos grupos foram prejudicados, como indígenas, negros, asiáticos, latinos, entre outros.

Com ele, pessoas desses grupos podem ter desde dificuldade em conseguir empregos, relacionamentos, atendimento decente, liberdade de expressão, até agressões verbais e físicas.

O racismo surgiu da crença de que ser de uma determinada etnia significa que a pessoa é de outra raça, derivada da humana, e que essa raça é inferior de alguma forma.

2. Faça pesquisas

No Brasil, o racismo é julgado como crime pela Lei número 7.716/1989 em que as atitudes racistas são consideradas crimes inafiançáveis. Além da legislação brasileira, é interessante, também, conhecer a legislação em outros países para comparação e possível solução.

Outros dados importantes são os números de ocorrências registradas de racismo, como ele se manifesta e se as penas são aplicadas. Além disso, no Brasil, o racismo contra pessoas negras e indígenas é mais complexo, uma vez que ocorreu uma grande miscigenação ao longo da história do país.

Esse fato contribui para uma falsa ideia de igualdade e silenciamento das discussões sobre racismo. Por isso, uma pesquisa sobre os efeitos desse processo brasileiro na sociedade seria útil na sua redação.

3. Organize o texto

Uma dissertação é separada em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução

Nessa etapa, é necessário introduzir o tema e o recorte que será tratado, assim como a hipótese que será levantada.

Desenvolvimento

No desenvolvimento, deve-se incluir as argumentações bem fundamentadas com dados e teorias pertinentes recolhidas durante a pesquisa.

Conclusão

A conclusão pede um fechamento da dissertação, assim como uma proposta de solução para a problemática. Alguns exemplos de propostas são: revisão de lei, campanhas de conscientização, inclusão do tema na base curricular escolar, entre outros.

4. Revise

Uma boa dica é a leitura do texto em voz alta, se possível. Assim, será possível encontrar os erros ortográficos, gramaticais e verificar se tudo está coeso e bem explicado.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.