Descubra como gerar boleto atrasado do Imposto de Renda

Para gerar um novo boleto é preciso fazer os cálculos de juros e multa de mora. Entenda como fazer todo o processo para pagar o novo boleto.

Com tantos impostos para pagar, as vezes pode acontecer de atrasar alguns pagamentos. Se você deixou de pagar o Imposto de Renda da Receita Federal, confira como gerar o boleto atrasado e pagar esse imposto.

Anualmente, toda pessoa física deve declarar o Imposto de Renda, para ser analisado se terá valor a pagar ou restituir.

O Imposto de Renda é cobrado sobre a renda recebida do salário, de ganhos no mercado financeiro, de venda de imóveis etc. Em casos de atrasos, multas e juros serão acrescidos.

Como gerar boleto atrasado do Imposto de Renda

O primeiro passo é entrar no site da Receita Federal e emitir um extrato da DIRFP (Declaração de Imposto de Renda da Receita Federal) para saber o que está em atraso e se há multas ou juros. Para isso consulte o “Demonstrativos de Débitos Declarados”.

Após isso, deverá ser feito o processo para emissão do DARF (Documento de Arrecadação do Imposto de Renda) e realizar os cálculos se estiver em atraso para possibilitar o pagamento do boleto.

Para isso, deverá ser feito o cálculo com os acréscimos de juros e multa de mora para não haver o pagamento sem o valor real do boleto, pois se o valor principal não for totalmente quitado, ficará um saldo pendente de quitação.

Cálculo de juros e multa de mora

O cálculo da multa é 0,33% por dia de atraso, limitado a 20%. Soma-se o percentual por dia de atraso, começando no primeiro dia útil após o vencimento, finalizando no dia do pagamento.

Os juros de mora são calculados com a soma da taxa Selic, desde o mês seguinte ao mês de vencimento até o mês anterior ao do mês de pagamento, com acréscimo de 1% referente ao mês de pagamento.

Não há cobrança de juros de mora se o pagamento for feito dentro do mês de vencimento.

Esse cálculo pode ser feito de forma manual ou utilizando o SICALC, programa oficial da receita para fazer esse cálculo.

Após a conclusão dos cálculos pelo uso do programa ou manualmente, é só imprimir e pagar o DARF por meio do código de barras gerado.

Resumo

Todo o processo é feito entrando no site da Receita.

Primeiro consultar o extrato da DIRF e visualizar a DARF do mês desejado. Segundo, para emitir o novo DARF, deve-se realizar os cálculos de juros e multa de forma manual ou pelo programa da receita para acrescentar no DARF vencido.

Após a realização dos cálculos e acrescer o valor, basta gerar, imprimir e pagar o novo boleto.

Confira também: Dicas de como limpar o nome na Serasa

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.