Como lidar com crianças agressivas?

Às vezes, algumas crianças se tornam agressivas por um motivo desconhecido. Elas batem, mordem, empurram, o que leva a ferir outras pessoas.

Você não quer que seu filho mantenha um comportamento agressivo? Então, saber como pará-lo hoje deve ser de grande ajuda.

Sabemos que ser pai e/ou mãe nunca é fácil, e que todos os pais são humanos e cometem falhas. Cada vez que seu filho se expressa de maneira rebelde, você acaba se sentindo muito estressado. Falar sobre esse assunto deve ser de grande ajuda para pessoas que lidam com crianças agressivas.

Em muitas dessas situações, é simplesmente mais fácil falar do que fazer. No entanto, os pequenos métodos a seguir podem te ajudar a manter a calma sempre que seu filho apertar o botão de alerta.

Dicas para lidar com a agressividade infantil

Conte até dez

Isso pode parecer engraçado, mas realmente faz maravilhas. Permita que seu filho veja isso enquanto você o faz. Ao fazer a contagem, respire fundo e lentamente. Além disso, imagine-se calmo.

Demonstre autoridade

Determine que ninguém tem autoridade verdadeira sobre você, exceto quando você permitir. Além disso, é sua escolha ficar chateado ou com raiva.

Monitore seu progresso

Crie uma lista dos incidentes nos quais você teve sucesso ao lidar com o comportamento agressivo de crianças. E então, se você parecer vacilar, apenas lembre-se dos bons momentos em que prevaleceu e tire o melhor proveito da situação.

Diga a si mesmo que não vai durar muito

Lembre-se sempre de que não vai durar mais do que alguns minutos. Pense que simplesmente passa e que nada dura para sempre. Seu filho eventualmente crescerá, seja desafiador ou agressivo, mais provavelmente mais rápido do que você realmente gostaria.

Sinta-se bem por ser responsável

Lembre-se de como é bom assumir a responsabilidade por suas reações emocionais. Dê a si mesmo algum tempo para pensamentos e sentimentos positivos.

Seja positivo

Considere a ideia de que outra pessoa sempre acha isso mais difícil do que você e que sua experiência não pode ser comparada com outras. Lembre-se de que quanto maior a prova, mais gratificante e maior será o triunfo. Use isso como sua motivação até chegar lá e, eventualmente, você o fará.

Não responda à agressão com agressão

Lembre-se de que reagir a um comportamento agressivo com agressividade nunca é uma boa ideia. Isso apenas validará e reforçará o comportamento da criança. Seu filho quer desesperadamente se tornar igual a você e imitaria qualquer atitude que você demonstrasse.

Torne-se um exemplo

Se você deseja ensinar bons comportamentos a seu filho, você precisará praticar as coisas que prega para orientar seu mau comportamento de forma eficaz na direção correta.

Sempre ensine e mostre sua capacidade de controlar suas emoções. Lembre-se que você é o centro da atenção de seu filho. Portanto, cada vez que se sentir tentado a praguejar ou gritar, pare e pense duas vezes.

Ensine as alternativas

Mostre e ensine a seu filho algumas técnicas alternativas para controlar suas emoções. Ofereça abordagens que sejam mais construtivas e positivas. Deixe-o aprender as maneiras de dirigir suas emoções com expressão criativa. Incentive-o a informá-lo sempre que se sentir chateado ou com raiva, quando possível.

As dicas mencionadas acima são apenas algumas das muitas maneiras que você pode usar para manter a compostura ao lidar com crianças agressivas. Você tem toda a capacidade de manter a calma nessa situação, basta saber com antecedência a melhor maneira de reagir.

Veja também:

Educação Infantil