Cebolinha: uma ótima pedida para quem quer ter uma horta com pouco espaço

Veja como se cultiva um dos temperos mais populares da culinária brasileira! A cebolinha é uma opção para se cuidar em casa.

Historicamente a cebolinha é de origem europeia mas foi incluída na culinária brasileira pelos portugueses na colonização e acabou conquistando o gosto popular até os dias atuais. A cebolinha é uma ótima opção para quem quer começar a cultivar em casa! Ela não exige tanto espaço e nem de tanto trabalho.

Ela possui vários benefícios para a saúde e contém inúmeros nutrientes, baixa caloria e antioxidantes que contribui com a imunidade, saúde óssea, humor e insônia.

Propriedades da cebolinha.

Primeiramente, na cozinha, a cebolinha é muito útil na composição de saladas cruas e temperos de diversos gostos.

Uma colher de sopa contendo três gramas de cebolinha picada contém apenas menos de uma grama de gordura, proteína ou carboidrato. Por outro lado, ela fornece 3% da ingestão diária recomendada de vitamina A e C. A cebolinha é rica em vitamina K, Folato, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Potássio e esse elementos traz ótimos benefícios para a saúde.

Benefícios para a saúde.

Em seguida, de acordo com um estudo, a cebolinha pode ajudar na prevenção do câncer e é indicado ingerir de dez ou mais porções da mesma.

Outro estudo cita que homens que ingerem maior quantidade de cebolinha podem apresentar menor risco de desenvolver câncer de próstata. A colina é um nutriente presente na cebolinha e ela pode ajudar na regulação do sono, dos movimentos musculares, facilita no aprendizado e na memória.

Ela contribui na estrutura da membrana celular, auxiliando na transmissão de impulsos nervosos e na absorção de gordura e na inflamação crônica.

Veja o processo do plantio da cebolinha e faça sua própria horta.

A cebolinha pode ser cuidada em pequenos locais, então se não tem muito espaço para criar vários tipos de hortaliças, ela é um ótimo pedido.

Pode-se plantar a cebolinha através de muda ou sementes, sendo a muda o método mais prático e fácil. Quanto mais verde a folha da muda melhor está para o plantio. Pois, ela pode ser plantada em pequenos vasos, caso deseje cultivar várias mudas em um pequeno espaço, é indicado deixar pelo menos 15 cm entre elas.

Como cuidar da cebolinha.

O solo que a planta estar tem que ser muito fertil, possuir uma quantidade considerável de umidade e ter fácil escoamento da água. Recomenda-se fazer o uso da terra vermelha e acrescentar húmus de minhoca para melhorar o desempenho do solo.

No vaso, é importante ter furos no fundo para que a drenagem da terra ocorra e não deixe as raízes muito úmidas para apodrecerem. A cebolinha tem que ser regada entre um e três dias, já que a mesma é uma planta que necessita de bastante água.

O local tem que haver bastante contato com a luz solar, a cebolinha precisa de 6 horas diárias de luz solar.

Temporada da cebolinha.

Por fim, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a época ideal para o plantio da planta é de abril a junho. Em época de frio, é necessário proteger sua plantação. Procure mover os vasos para locais mais quentes.

Sendo assim, a cebolinha gosta de calor e umidade, então se atente a isso quando perceber o clima ameno e frio.

Gostou desse post? Quer saber mais? Confira: Aprenda a cultivar morangos dentro de casa

você pode gostar também

Comentários estão fechados.