Competição – Intraespecífica e interespecífica

A competição é uma relação ecológica que favorece a seleção natural.

A competição é uma relação ecológica que pode ocorrer tanto entre indivíduos da mesma espécie quanto entre indivíduos de espécies diferentes. Essa disputa por algo pode ser um fator biótico ou abiótico.

Esse é um tipo de relação que favorece a seleção natural, onde os indivíduos mais bem adaptados ao meio ambiente, sobrevivem. É considerado um fator de controle populacional dos ecossistemas.

Competição intraespecífica

A competição intraespecífica ocorre entre os indivíduos de uma mesma espécie, fator importante para o controle do tamanho populacional. Nessa interação, até mesmo o indivíduo que vencer a competição é prejudicado, pois ele teve os recursos que poderia utilizar diminuídos.

Nesse tipo de interação, também pode acontecer a disputa por parceiros de acasalamento, na maioria das vezes a competição acontece entre os machos (não sendo essa uma regra), como ocorre com as girafas, lobos e leões-marinhos.

Competição Intraespecífica - Lobos
Competição Intraespecífica – Lobos

Competição interespecífica

A competição interespecífica ocorre quando duas espécies diferentes utilizam a mesma área e o mesmo recurso alimentar, estabelecendo uma competição. Esse conflito pode enfraquecer ou até eliminar uma espécie da comunidade, seja por migração ou por extinção.

Além dos alimentos, entram na competição interespecífica o território, água, luz solar, sombra, entre outros fatores.

Interações interespecíficas
Relações interespecíficas – Leoa e zebra

Você pode baixar um mapa mental sobre todas as relações ecológicas e imprimir para estudar clicando aqui.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.