Conheça 5 cursos online e gratuitos de Construção Civil

A Construção Civil é responsável por impulsionar diversos avanços na sociedade. É uma área que tem a capacidade de elevar a taxa de emprego, de produto e de renda, seja em curto ou médio prazo, visto que sua mão de obra é muito extensa e diminui consideravelmente as taxas de desemprego nas ocasiões em que a economia não vai bem.

Esse setor é responsável pela construção de casas, prédios, aeroportos, estádios, portos, faculdades, escolas, estradas e uma infinidade de obras que são fundamentais para economia brasileira e para a sociedade. O segmento é considerado um dos mais dinâmicos do país e abrange as áreas de edificações, acabamentos e instalações elétricas, hidráulicas e de gás, na qual é permitida a atuação dos profissionais na construção, conservação e manutenção.

 

cursos online e gratuitos de Construção Civil

A área é muito vasta e direciona oportunidades de emprego para diferentes especialidades. Além de profissionais para executar o serviço, como mestres de obras, pedreiros, pintores, encanadores, entre outros, há também espaço para a atuação de orçamentistas e desenhistas.

Com o avanço da tecnologia e a utilização de novos materiais no processo de construção cada vez é necessário que o profissional tenha um maior nível de autonomia no exercício das suas funções. Neste contexto, a especialização também possibilita a atuação de trabalhadores autônomos, por meio da oferta de serviços de conservação, manutenção e reparo.

Pessoas que desejam ingressar nessa carreira devem estar cientes que o trabalho na área exige muito treinamento e qualificação para que sejam supridas as necessidades do mercado. Por mais que alguns profissionais sejam movidos pela prática, dificilmente terão condições de atender todos os requisitos solicitados pelos contratantes desse setor, caso não tenham algum tipo de qualificação.

Para te ajudar a adentrar nesse setor de forma diferenciada, selecionamos cinco cursos online e gratuitos voltados para o segmento de Construção Civil, que estão disponíveis na plataforma “Cursos Online SP”, uma instituição especializada em cursos a distância de qualificação e aperfeiçoamento profissional. Confira abaixo:

1) Curso de Azulejista – Esse curso engloba em seu conteúdo programático: Um olhar para o passado; Conhecimentos da ocupação e os meus próprios conhecimentos; Ferramentas de trabalho e materiais básicos; Planejamento do trabalho; Preparação do local de trabalho;Execução dos revestimentos: azulejos e pastilhas; Revestimento com ladrilho hidráulico; Atitudes e relações nos locais de trabalho; Possibilidades de trabalho e vínculos; Seus novos conhecimentos e seu currículo. O mesmo tem carga horária de 40 horas.

2) Curso Pintor Esse curso vai abordar a História da Construção Civil e da ocupação de pintor de obras, conhecimentos da ocupação e meus conhecimentos, ferramentas e instrumentos básicos de trabalho, como escolher tintas e vernizes, como calcular quantidades e preparar o local, o trabalho com texturas, pinturas de janelas, portas e armários, atitudes e relações nos locais de trabalho e possibilidade de trabalho e vínculos. Sua carga horária é de 60 horas.

3) Curso Gestão e Gerenciamento de obras – O seu conteúdo programático inclui: Definição, como fazê-lo, descrição das ferramentas e etapas de trabalho, NBR 12721 (Antiga NB140), modelos de planilhas e critérios para levantamento, composição de custo e conclusão. A parte de planejamento engloba a definição, considerações, fatores importantes de definição, cronograma físico, cronograma financeiro ou de desembolso, controle financeiro, dimensionamento de equipe, cálculos de tarefas, tabelas global e parciais, análise do planejamento x executado, sugestão de fluxo de planejamento e controle, além da bibliografia. Sua carga horária é de 20 horas.

4) Curso Técnicas de Execução de Alvenarias  – Esse curso visa explicar a finalidade das alvenarias e principais exigências, tipos de alvenarias, organização dos trabalhos, fabrica das argamassas de assentamento e assentamento de tijolos. Sua carga horária é de 35 horas.

5) Curso Básico Desenho Arquitetônico & Construção Civil – O conteúdo programático desse curso, cuja carga horária de 35 horas, é dividido em quatro unidades principais. Na unidade I são abordados o desenvolvimento da arquitetura, normas técnicas e projeções ortoganais. Já a unidade II explica as etapas do projeto, levantamento topográfico, projeto de arquitetura e contratação dos projetos complementares. A unidade III explica sobre portas e portões, janelas e fase de transição. A unidade IV menciona sobre obra, projetos de residência, fundamentos e estruturas, revestimentos, aparelhos e elementos decorativos. Também estão disponíveis no conteúdo programático: teste de conhecimento, glossário, bibliografia e gabarito.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.