Cores do arco-íris: Quantas são e quais os seus significados

O arco-íris possui 7 cores, sendo que cada uma, possui um significado diferente e especial.

Quem nunca se encantou com o arco-íris? É um fenômeno visual deslumbrante que cativa a todos a sua volta.

Na verdade, esse efeito ocorre em função à refração e reflexão da luz solar nas gotas de chuva. Por isso, é comum que esse fenômeno seja encontrado na água pulverizada em cascatas e cachoeiras.

Também por esse motivo, diz-se que arcoíris não existe realmente como em um local do céu, mas se trata de uma ilusão de óptica, de modo que a posição aparente depende exclusivamente da posição do observador.

Como um arco-íris é formado?

A formação do arco-íris está ligada diretamente à fatores climáticos.

Para ocorrer o Sol deve iluminar a umidade suspensa no ar, após uma chuvarada, por exemplo.

Para isso, é preciso que tenha um número suficiente de gotículas de águas suspensas na atmosfera. Por isso, este fenônemo óptico é comum de ser observado após uma forte chuva.

Ele é formado no momento em que um raio bate na borda de uma gotinha de água ou de vapor, assim a luz branca do Sol é desviada e se decompõe nas sete cores que formam seu espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Apesar de raro, também é possível que o arco-íris seja formado a partir da luz da lua. Isso ocorre se a luz estiver forte o suficiente para iluminar com clareza as gotículas de água.

Essa efeito podre ser observado em cachoeiras ou na forma de um círculo ao redor da lua. Quando este último acontece, cristais de gelo que ficam em grandes altitudes estão funcionando como um prisma, responsável por separar a luz branca em várias cores.

Por que ele forma um arco?

Na verdade, a refração da luz que as gotículas de água fazem, possibilita a formação de um círculo completo. O formato de arco se dá devido a linha do horizonte.

O círculo completo de cores pode ser visto em algumas situações, como viagens de avião ou saltos de paraquedas.

História do arco-íris

A origem da formação do arco íris é um tanto quanto incerta, de modo que as pessoas não sabiam exatamente como eles eram formados.

O que mais se acreditava era que este fenômeno era atribuído aos deuses e outros seres mágicos.

Dentre as principais história a cerca do arco-íris, destacam-se:

Pote de ouro no fim do arco-íris

Quem nunca ouviu a expressão “No fim do arco-íris há um pote de ouro.”?! Essa lenda é de origem irlandesa, onde se acreditava que os leprechauns guardavam seu ouro no final do arco.

Os leprechauns, eram pequenos homens que comumente estão vestidos de verde e também representam boa sorte.

Segundo a lenda, quem achasse o pote de ouro, poderia ficar com ele ou teria direito a um pedido.

Arco íris na Bíblia

Já de acordo com a Bíblia, o arco-íris é visto como uma representação da aliança entre Deus e os homens.

Sua primeira aparição na coleção de textos religiosos, se deu em Gêneses, logo após as águas do dilúvio terem diminuído.

Assim, ele teria o intuito de lembrar aos homens que a terra nunca mais seria coberta pela água, aparecendo depois da chuva.

Continente Africano

O povo iorubá, um dos maiores grupos étnicos da Nigéria, na África, acredita que o arco-íris é uma representação de Oxumarê, orixá que define os círculos da vida.

Segundo essa premissa, o arco-íris simboliza a continuidade e permanência das coisas, mas também de dirigir tudo o que favorece o movimento.

Quantas cores vemos?

Apesar de serem observadas apenas 7 cores nos arco-íris, em grande parte das vezes é possível distinguir apenas cinco ou seis. Isso por que a intensidade da reflexão das cores, faz com que não haja uma divisão clara entre elas.

A qualidade de visualização se dá principalmente à depender do local de observação e do ângulo de refração da luz. Por vezes, consegue-se distinguir quase todas facilmente. com exceção do vermelho e laranja, que parecem ser apenas uma cor.

Ordem das cores do arco-íris e seus significados

O arco-íris é composto por 7 cores refletidas no céu, apresentadas na seguinte ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta. E, claro, cada uma dessas cores possuem um significado especial. Veja:

 

Vermelho – Remete a paixão, amor e coragem. Mas também pode transmitir sentimentos de agressividade;

Laranja – Representa a comunicação, cordialidade e prosperidade;

Amarelo – Evoca alegria, luz, jovialidade;

Verde –  Faz referência à sentimentos de esperança, paz, equilíbrio e confiança;

Azul – Significa calma mental, harmonia e autoridade. Por vezes, também pode transmitir sentimentos de frieza;

Índigo (anil) – Faz menção à sinceridade, respeito e individualidade;

Violeta – Muitos a conhecem como roxo, sendo relacionada com a espiritualidade.

Como fazer um arco-íris em casa?

Felizmente, este fenômeno pode ser replicado em casa, com materiais fáceis de serem encontrados.

Para o experimento, será necessário água, bastante sol e uma mangueira, de preferência com um esguicho.

Recomenda-se que esta experiência seja feita no período da manhã ou no final da tarde, em função do ângulo da luz chegar até ao sol.

A prática se resumo em jogar o esguicho de água em direção à luz. As gotas não devem ser muito grandes, para que o arco-íris fique mais visível. Às vezes, pode ser necessário mover o jato de água até encontrar a posição ideal para a formação do efeito visual.

Veja também: Projeto Cores na Educação Infantil

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.