Pesquisadora desenvolve jogos para conscientizar alunos sobre Covid-19

E-book Corona Games é destinado a professores dos ensinos Fundamental II e Médio. Atividade aborda a doença e as formas de prevenção.

Uma aluna da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais desenvolveu uma forma diferente de abordar o corona vírus. Através de jogos, Kênia de Araújo explica de forma lúdica sobre a Covid-19 no ambiente escolar. O e-book Corona Games é resultado de sua dissertação no mestrado.

O material é voltado para o uso de professores dos ensinos Fundamental II e Médio. As atividades podem ser realizadas no ambiente físico de sala de aula ou de modo remoto. 

Kênia é aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática, eixo temático Ensino de Biologia, da PUC Minas. O trabalho contou com a orientação da professora Andréa Carla Leite Chaves. 

Além disso, o e-book foi testado e avaliado por professores de escolas públicas e privadas. A aplicação do material se deu em diversos contextos e disciplinas. Com base no feedback recebido, o trabalho foi encarado como educativo e capaz de contribuir positivamente.

Por meio de jogos e brincadeiras envolvendo raciocínio lógico e matemático, o objetivo é promover a saúde. Os professores avaliaram que o e-book contribui para a formação de cidadãos conscientes.

Como funciona o Corona Games?

O Corona Games conta com jogos didáticos, voltados para a conscientização e o ensino acerca da Covid-19. Além disso, aborda o diagnóstico da doença e as possíveis complicações por ela causadas. Tudo isso através de brincadeiras e jogos.

Dessa forma, os alunos podem ampliar a compreensão do cenário pandêmico atual de modo “leve”. Materiais multimídias em plataformas digitais são indicados no e-book. Além disso, existe a sugestão de simuladores de pandemia virtual.

Entre os jogos presentes no trabalho estão:

Teatro da Covid-19: informa sobre os sintomas, diagnósticos e consequências da enfermidade. 

Pega-pega do coronavírus: trabalha as formas de contágio da doença. Também aborda as ferramentas de prevenção.

Campeonato de HQ’s da Covid-19: é uma competição de histórias em quadrinhos. O jogo conta com outros educadores nos papeis de jurados.

O Corona Games pode ser acessado através do link: https://drive.google.com/file/d/1FZ6c7SsAXars46oCWHRMZWi5AGTyHaPi/view

 

Leia também: Projeto Cinco Sentidos na Educação Infantil

você pode gostar também

Comentários estão fechados.