Por que as corridas de apps de transporte estão sendo canceladas?

Passageiros que utilizam Uber e 99 reclamam da dificuldade em conseguir uma viagem. O problema é mais comum em grandes cidades, como São Paulo.

Está com dificuldades para conseguir encontrar um motorista de app? Não leve para o lado pessoal, você não é a única pessoa nessa situação. Nos últimos meses têm sido comuns reclamações de usuários de transportes por aplicativo. As críticas falam sobre a dificuldade em conseguir corridas pelos apps Uber e 99. As empresas são as mais tradicionais do ramo presentes no país.

Leia mais: TikTok muda regras para utilização da rede por menores de 18 anos

Em uma publicação no twitter, o usuário diz: “Tá horrível! Você tem que implorar para que mantenham a corrida”. A thread onde está o comentário tem cerca de 60 mil likes e mais de 600 comentários.

Alguns consumidores relatam horas de espera até algum motorista aceitar a corrida. “Tá mais fácil achar dinheiro na rua, do que um motorista que aceite a corrida”, diz outra postagem no Twitter. 

Além disso, são comuns os prints com os dizeres: “não cancela, moço. Por favor”. 

Ao pesquisar sobre o tema, é possível encontrar dezenas de reclamações recentes. Contudo, a explicação para o problema acaba sendo um pouco vaga e divergente em alguns pontos.

Explicações

O motorista não é obrigado a aceitar uma corrida, embora a recusa excessiva gere penalizações. Caso um motorista recuse muitas corridas, sua pontuação dentro do app pode cair bastante. Isso faz com que ele demore mais para “subir de nível” e lucrar mais com o trabalho.

De acordo com alguns motoristas, o aumento dos combustíveis desestimula aceitar algumas corridas. Isso ocorre, pois o ganho pela passagem não supera o valor gasto com abastecimento.

Também existem corridas que são canceladas por receio do motorista. Isso ocorre quando o passageiro esteja em uma área suspeita ou que desperte insegurança no motorista.

Porém, a reclamação mais recorrente diz respeito ao repasse dos valores aos trabalhadores. Os motoristas cancelam algumas corridas pois o trajeto é longo demais pelo dinheiro que vão receber. Em outras palavras, não compensa fazer a corrida.

“Os usuários estão tendo de esperar mais tempo por uma viagem porque, especialmente nos horários de pico, há mais chamados do que parceiros dispostos a realizar viagens. A demanda elevada significa que o app da Uber está tocando sem parar para os parceiros, situação em que eles relatam se sentirem mais confortáveis para recusar viagens, pois sabem que virão outros chamados na sequência, possivelmente com ganhos maiores”, diz uma nota da Uber enviada à imprensa.

A resposta da 99 acompanha a mesma linha. “É importante observar que, desde o final de 2020, a 99 retomou o volume de corridas em 100%, quando comparada ao período antes da pandemia”, justificou à reportagem do Canaltech.

Apesar de alguns motoristas reclamarem do valor repassado pelas corridas, as empresas negam o problema. Para elas, os motivos de cancelamento assim como os ganhos têm caráter individual. Cada motorista consegue fazer uma renda própria pela plataforma e isso varia conforme o trabalho oferecido.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.