Criptônio

O criptônio é um elemento da série dos gases nobres que é utilizado em lâmpadas fluorescentes.

Criptônio (símbolo químico Kr, número atômico 36) é um gás nobre incolor, inodoro e insípido. É um gás raro, sendo encontrado em pequenas quantidades na atmosfera. O criptônio é inerte para propósitos mais práticos, mas sabe-se que forma compostos com flúor.

Criptônio - Tabela Periódica

O criptônio também pode formar “clatratos” (moléculas semelhantes a gaiolas) com água, quando os átomos do elemento estão presos em uma rede de moléculas de água.

Para que serve?

O criptônio é usado frequentemente com outros gases raros em lâmpadas fluorescentes.

História

Criptônio (do grego κρυπτός, que significa “oculto”) foi descoberto na Grã-Bretanha em 1898 por Sir William Ramsay e Morris Travers. Eles encontraram o resíduo após a evaporação de quase todos os componentes do ar líquido.

A concentração de criptônio na atmosfera terrestre é de cerca de uma parte por milhão (ppm). Ele pode ser extraído do ar líquido pela técnica conhecida como destilação fraccionada.

Características

Criptônio é um membro da série de gases nobres na tabela periódica. Como tal, é um elemento extremamente não reativo. Está situado entre o argônio e o xenônio no grupo 18 (antigo grupo 8A) e é colocado após o bromo no período quatro. Seu ponto de fusão é de 156,6 °C e seu ponto de ebulição é de 152,3 °C.

Este elemento é caracterizado por uma assinatura espectral verde e laranja brilhante. É um dos produtos da fissão nuclear do urânio. O criptônio solidificado é branco e cristalino, com uma estrutura cúbica centrada na face, que é uma propriedade comum de todos os “gases raros”.

Dados

Massa atômica – 83,798 u
Configuração eletrônica – [Ar] 3d10 4s2 4p6
Elétrons – 2, 8, 18, 8
Estado da matéria – gasoso
Ponto de fusão – 115,79 K
Ponto de ebulição – 119,93 K
Entalpia de fusão – 1,64 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 9,08 kJ/mol

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.