Principais características da cultura afro-brasileira

A cultura brasileira é marcada pela mistura de influências. Confira as principais características da cultura afro-brasileira!

O Brasil é conhecido por ser um país culturalmente diverso, com fortes influências da cultura africana em elementos famosos como a capoeira e samba.

Devido à cruel história de inserção das pessoas originárias dessa cultura, uma boa forma de honrar esse povo é enaltecer e manter vivo suas contribuições para o nosso país.

O Brasil é o país que possui a maior população negra fora do continente africano, tendo um total de 54% da população com ancestralidade. Apesar disso, apenas 9,4% destas pessoas se declaram negras ou pardas.

Dessa forma, nos últimos anos, esse número vem aumentando com a conscientização acerca das dificuldades e belezas que o povo negro possui no Brasil. Com essas discussões, mais pessoas estão se reconhecendo e aceitando sua ancestralidade.

Origem da cultura afro-brasileira

Navio Negreiro - Johann Moritz Rugendas, 1830
Navio Negreiro – Johann Moritz Rugendas, 1830.

A cultura africana foi trazida em larga escala durante o período escravagista, sendo que o Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão. Portanto, o fluxo de pessoas africanas foi substancial.

Durante esse período, a cultura europeia foi enaltecida, e as práticas africanas reprimidas duramente, salve algumas exceções como as congadas e maracatu. Dessa forma, muitos elementos dessa cultura foram apagados ao longo das décadas.

Entretanto, a partir do início do século XX, as manifestações africanas foram gradualmente sendo aceitas, já que o samba começou a ser admirado entre a elite branca. Posteriormente, sob o governo do Getúlio Vargas, foram desenvolvidos incentivos à cultura nacional.

Assim, a população negra criou um espaço social em que poderia lutar por reconhecimento. Nessa época, os desfiles de escolas de samba ganharam apoio governamental.

Em 2003, foi promulgada a lei nº 10.639 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), fazendo com que fosse necessário o ensino da história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio.

Música afro-brasileira

Danças brasileiras: Roda de capoeira
Capoeira.

A música e dança afro-brasileira possui influências de toda a África subsaariana, portuguesas e ameríndias. As expressões mais conhecidas são samba, lambada, carimbó, maracatu, coco, jongo, maxixe, ijexá e maculelê.

Os instrumentos usados são agogô, afoxé, alfaia, atabaque, berimbau e o tambor. Já as danças mais contemporâneas são o axé baiano e samba-reggae.

A capoeira é a manifestação musical mais conhecida mundialmente e foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2014.

Culinária afro-brasileira

Feijoada
Feijoada.

Esse elemento é amplamente conhecido pela nação, com contribuições como panelas de barro, quiabo, leite de coco e azeite de dendê, entre outros. Alguns pratos típicos associados à cultura afro-brasileira são o acarajé, caruru, vatapá e moqueca, com ênfase especial na feijoada.

A feijoada brasileira, considerado o prato nacional, é conhecida um alimento feito com restos de comida e feijão para alimentar pessoas escravizadas. Entretanto, segundo a antropóloga Paula Pinto e Silva, a verdadeira origem é da feijoada é portuguesa.

Religião afro-brasileira

Candomblé - Religiões Étnicas
Candomblé.

As pessoas trazidas dos países africanos eram obrigatoriamente batizadas e forçadas a seguir o Catolicismo, mas continuavam praticando suas religiões em segredo. Sendo assim, algumas conseguiram manter quase integralmente as práticas, como o Candomblé e Xangô do Nordeste.

Outras religiões ocorreram através do sincretismo, como o Batuque, Tambor de Mina, Xambá e Umbanda. Já durante o Brasil Colônia, pessoas escravizadas se associavam a irmandades católicas, como a Irmandade da Boa Morte.

O Catolicismo também recebeu influências por meio da criação de santos como São Benedito, Santo Elesbão e Santa Efigênia.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.