Cultura do Centro-Oeste

A cultura da região centro-oeste do Brasil é diversificada, tendo influência dos povos indígenas, gaúchos, mineiros, paulistas, bolivianos e paraguaios.

A Região Centro-Oeste do Brasil é constituída por três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, onde está localizado a capital do país, Brasília.

Em uma posição estratégica, essa região faz fronteira com todas as outras regiões do Brasil, além dos países sul-americanos Bolívia e Argentina.

A formação do centro-oeste se deu como fruto da miscigenação entre os povos indígenas, gaúchos, mineiros, paulistas, bolivianos e paraguaios. Esse fator acabou por influenciar na sua cultura, caracterizando-a como totalmente plural, ao incorporar elementos de cada população.

O Centro-Oeste tem se tornado conhecido pela música sertaneja, que movimenta bilhões na economia e produz eventos importantes.

Pertencem a região importantes patrimônios culturais materiais e imateriais, tais como a Cavalhada e a Festa do Divino Pai Eterno, alguns até tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

As riquezas naturais do centro-oeste têm propiciado o turismo ambiental, como é o caso das lindas cachoeiras na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e os paraísos de Bonito, em Mato Grosso do Sul, e Nobres, em Mato Grosso.

Na culinária a competição com outros locais também é acirrada, com destaque para: arroz com pequi, arroz carreteiro, pamonha, maria-isabel, entre outros deliciosos pratos.

Embora seja a única região que não é banhada pelo mar, existem muitos outros atrativos. Conheça um pouco mais sobre a cultura do centro-oeste e faça uma visita para apreciar as suas riquezas!

Festas da Região Centro-Oeste

Existem várias festas populares nessa região. Ao longo do ano, você pode se organizar para conhecê-las. Como citamos, algumas já se tornaram até patrimônio, decorrente da história que há por trás de sua criação e necessidade de manutenção na memória do povo.

Veja exemplos de festas da Região Centro-Oeste:

Cavalhada

Cavalhadas de Pirenópolis
Cavalhadas de Pirenópolis.

Na cidade de Pirenópolis, em Goiás, ocorre uma das mais importantes cavalhadas do Brasil, as Cavalhadas de Pirenópolis. Instituídas pelo padre Manoel Amâncio da Luz, em 1826, como formato da peça O batalhão de Carlos Magno, a tradição permanece até hoje.

Implementadas pela rainha Isabel, de Portugal, em razão de novos conflitos religiosos, as cavalhadas simbolizam a luta entre os cavaleiros cristãos (de roupas azuis) e mouros (de roupas vermelhas), armados com lanças e espadas. Os embaixadores, príncipes e reis representam a nobreza, e os demais personagens mascarados representam a população.

São três dias de encenação teatral, com uma batalha por dia. Por fim, os cristãos saem vitoriosos, e os mouros são convertidos ao Cristianismo.

Procissão do Fogaréu

Procissão do fogaréu em Goiás
Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás.

A Procissão do Fogaréu da Cidade de Goiás é mais uma das cerimônias tradicionais do estado, é o único local a realizar essa manifestação cultural.

Alguns escritos relatam que a festa é celebrada na Cidade de Goiás desde 1745, tendo sido organizada pelo padre João Perestelo de Vasconcelos Espíndola.

O ritual que mescla religiosidade e folclore chegou ao Arraial de Sant’Anna, antigo nome da Cidade de Goiás, no período da exploração do ouro pelos portugueses.

Celebrado na quarta-feira da Semana Santa, durante as comemorações da Páscoa, a encenação retrata a busca e a prisão de Cristo, em que os farricocos (representados na imagem acima) são os elementos centrais.

Folia de Reis

Folia de reis
Folia de Reis.

A Folia de Reis é uma festa católica, cuja intenção é celebrar a visita dos Três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao menino Jesus.

Com duração de 12 dias, do dia 24 de dezembro, véspera do Natal, o nascimento de Cristo, até o dia 6 de janeiro, dia em que os Reis Magos chegam a Belém, o festejo é celebrado.

Apesar de existir em diferentes regiões do Brasil, Goiás, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os estados mais comuns de realizar a festa.

Festa do Divino

Festa do Divino
Festa do Divino. Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasília.

A Festa do Divino é outro festejo católico, executado no dia de Pentecostes. No entanto, ainda que tenha raízes cristãs, outros elementos de caráter popular lhes foram acrescidos, tais como a figura do Imperador, o levantamento do mastro e os fogos de artifícios.

A celebração é uma herança dos portugueses e, além de Goiás, é realizada em cidades de outras regiões, como Mogi das Cruzes, em São Paulo, Paraty, no Rio de Janeiro, e em algumas cidades de Rondônia.

Romaria do Divino Pai Eterno

Romaria do Divino Pai Eterno
Romaria do Divino Pai Eterno.

Outra festa semelhante a do Divino é a do Divino Pai Eterno que acontece em Trindade, cidade do estado de Goiás, no primeiro domingo do mês de julho. Na mesma data, a Igreja Católica comemora a Santíssima Trindade.

Com origem remota a 1840, período no qual uma família de lavradores localizou uma medalha com a imagem da Santíssima Trindade coroando Maria, desde então o festejo é realizado.

Ao longo de duas semanas, romeiros fazem o percurso de 18 km a pé, na rodovia GO-060, entre o trevo de Goiânia e a Basílica do Divino Pai Eterno, para fazer os seus pedidos e agradecimentos.

Congada de Catalão

Congada de catalão
Congada de Catalão.

A Congada de Catalão é uma festa celebrada desde 1876, sendo uma das mais antigas em Goiás.

Com início no segundo domingo de outubro, o festejo é fragmentado em duas partes, uma religiosa e outra folclórica. Na parte religiosa são feitas missas, procissões e rezas de terços, na folclórica, há a apresentação de músicas e danças, além de visitas aos primeiros moradores da região.

A sua origem é africana e apesar de ter começado apenas com participantes da Irmandade do Rosário, recentemente reúne mais de mil dançarinos, elencados em 16 ternos (grupos).

Danças da Região Centro-Oeste

As danças brasileiras estão interligadas com a cultura e os fatores históricos de cada povo. No contexto do centro-oeste brasileiro, muitos ritmos alegres e coloridos o representam.

Cada estado possui as suas danças, isso por conta de suas características próprias. Veja a seguir as danças da região centro-oeste:

Danças de Goiás

dança da catira
Danças da Região Centro-Oeste – Catira.

Catira, vilão e tambor são as danças típicas de Goiás.

A catira é a mais conhecida delas, na qual um grupo de pessoas fica em frente a outra e sapateiam e batem palmas ao som de uma viola.

Danças do Mato Grosso

dança siriri
Danças da Região Centro-Oeste – Siriri.

Siriri, cururu, boi-à-serra e dança de São Gonçalo são as danças típicas do Mato Grosso.

Siriri, uma dança tanto de mulheres quanto de homens, é uma das mais tradicionais na região. Nela, são formadas duplas que dançam em formato de rodas ou fileiras com o auxílio de instrumentos musicais, tais como o cocho, o ganzá e o mocho.

Danças do Mato Grosso do Sul

dança chupim
Danças da Região Centro-Oeste – Chupim.

Arara, caranguejo, catira, chupim, engenho de maromba, engenho novo, palomita, polca de carão, sarandi e xote são danças típicas do Mato Grosso do Sul.

A dança chupim é executado ao som dos ritmos paraguaios. Os seus movimentos se assemelham as asas de uma ave, que possui o mesmo nome, ao cortejar a fêmea.

Danças de Brasília

Quadrilhas em Brasília
Danças da Região Centro-Oeste – Quadrilhas em Brasília.

A capital Brasília não possui muitas danças tradicionais pelo fato da maior parte de seu povo ter origem em outros estados. Porém, as quadrilhas são muito populares na capital, podendo ser consideradas como danças típicas de Brasília.

Além dessas, o forró, o bumba-meu-boi e o samba alegram os moradores do Distrito Federal.

Músicas da Região Centro-Oeste

Músicas da região centro-oeste
Apresentação de música sertaneja da região centro-oeste.

Em relação às músicas da região centro-oeste, vários estilos estão presentes na sua narrativa. Porém, alguns com maior expressão que os demais, como é o caso do sertanejo,que vai do denominado “raiz” ao “universitário”.

Apesar de não se limitar apenas à região, os estudos sobre o sertanejo estabelecem o vínculo com o estado de Goiás, onde estão grande parte dos artistas. Existe até uma brincadeira que diz: basta sacudir uma árvore, que cai uma dupla sertaneja.

No entanto, outros gêneros musicais também compõem a região, tais como a moda de viola, o rasqueado, a guarânia e, em menor expressão, mas não menos importante, o punk e o rock.

Culinária da Região Centro-Oeste

Culinária da Região Centro-Oeste
Culinária da Região Centro-Oeste – Pamonha.

A culinária da região centro-oeste também foi influenciada pelos seus primeiros habitantes. Por conta de sua herança histórica e do que é produzido no local, alguns ingredientes são comuns nas receitas dos nativos, tais como: peixes, animais de caça, pequi e temperos.

Arroz com pequi, arroz maria-isabel, galinhada, galinha caipira, milho, pamonha, empadão goiano, bolinho de mandioca, bolo de arroz, chipa, curau, farofa de banana da terra e mojica de pintado são pratos típicos da região centro-oeste.

Artesanato da Região Centro-Oeste

Artesanato da região centro-oeste
Artesanato da Região Centro-Oeste.

O artesanato da região centro-oeste está associado aos costumes dos povos indígenas e dos colonizadores do local.

As peças artesanais são produzidas com diferentes recursos materiais, tais como cerâmicas, madeira, pratas e pedras. Há também artigos de tapeçaria, produções em olaria e entalhes em madeira.

Brincadeiras da Região Centro-Oeste

Telefone sem fio
Brincadeiras da Região Centro-Oeste – Telefone sem fio.

As regiões possuem brincadeiras que são transmitidas de geração em geração, e no centro-oeste não poderia ser diferente.

Veja uma lista com algumas brincadeiras da região centro-oeste:

  • Balança caixão
  • Barra manteiga
  • Chocolate inglês
  • Fruta, fruta, fruta
  • Galinha, pintinho e raposa
  • Telefone sem fio

Mitos e lendas folclóricas da Região Centro-Oeste

Além das brincadeiras, cada região possui as suas lendas urbanas. Veja alguns mitos e lendas folclóricas da região centro-oeste:

  • Arranca-Línguas
  • Casa das 365 Janelas
  • Criação do Mundo
  • Lobisomem
  • Mãe-de-ouro
  • Minhocão do Pari
  • Nego D’água
  • Pé-de-garrafa
  • Romãozinho

Religião da Região Centro-Oeste

Religião do Centro-Oeste
Religião do Centro-Oeste – Igreja do Rosário.

Segundo o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2010, são diversas as religiões da região centro-oeste.

Entre elas, estão o catolicismo, protestantismo, umbanda, candomblé, religião evangélica e religiões orientais. No entanto, é importante sublinhar que 8% da população não possui nenhuma religião.

Pontos turísticos da Região Centro-Oeste

Depois de ler sobre a cultura do centro-oste você pode se interessar em conhecer a região. Saiba que pontos turísticos para visitar é o que não vai faltar! Em todos os estados há destinos interessantes, com riquezas históricas e belezas naturais.

Veja as sugestões de pontos turísticos da região centro-oeste:

Pontos turísticos de Brasília

Pontos turísticos de Brasília
Pontos turísticos da Região Centro-Oeste – Congresso Nacional

A capital federal possui uma rica arquitetura e não é à toa que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 

Entre os destinos para visitar estão:

  • Catedral Metropolitana de Brasília
  • Torre de TV e mirante de Brasília
  • Congresso Nacional
  • Ponte JK
  • Praça dos Três Poderes, Mastro da Bandeira, Espaço Lúcio Costa, Museu histórico de Brasília e o Panteão da Pátria
  • Palácio do Itamaraty, Palácio do Planalto, Palácio do Buriti e Palácio da Alvorada
  • Estádio Nacional Mané Garrincha
  • Jardim Botânico de Brasília
  • Parque da Cidade Sarah Kubitschek
  • Memorial Juscelino Kubitschek
  • Lago Paranoá

Pontos turísticos de Goiás

Pontos turísticos de Goiás
Pontos turísticos da Região Centro-Oeste – Chapada dos Veadeiros, Cachoeira Santa Bárbara.

“Quando eu quero mais, eu vou para Goiás”, entoa os sertanejos sobre a terra do pequi. Um dos motivos se deve a imensa riqueza natural que o estado possui.

Para desfrutar de algumas, segue a lista com cidades turísticas para visitar em Goiás:

  • Cavalcante a Alto Paraíso de Goiás (Chapada dos Veadeiros)
  • Pirenópolis
  • São Miguel do Araguaia
  • Aruanã (Rio Araguaia)
  • Caldas Novas (cidades das águas quentes)
  • Rio Quente
  • Mineiros (Parque Nacional das Emas)
  • Colinas do Sul
  • Formosa
  • Caiapônia
  • Goiânia
  • Cidade de Goiás

Pontos turísticos do Mato Grosso

Pontos turísticos do Mato Grosso
Pontos turísticos da Região Centro-Oeste – Nobres (MT), Aquário Encantado.

O Mato Grosso é o único estado que conserva três biomas – Amazônia, Cerrado e Pantanal. Com opções de passeios históricos e naturais, muitas são as opções para curtir.

Veja alguns pontos turísticos do Mato Grosso:

  • Cuiabá
  • Chapada dos Guimarães
  • Nobres
  • Pantanal (Norte)
  • Alta Floresta (Parque Estadual do Cristalino)
  • Jaciara
  • Vila Bela da Santíssima Trindade
  • Vale do Araguaia
  • Cáceres
  • Serra do Roncador
  • Campo Novo do Parecis

Pontos turísticos do Mato Grosso do Sul

Pontos turísticos do Mato Grosso do Sul
Pontos turísticos da Região Centro-Oeste – Bonito (MS), Gruta do Lago Azul.

Grande partes das belezas do Mato Grosso do Sul estão associadas as suas belezas naturais, um verdadeiro refúgio.

Seguem algumas sugestões de pontos turísticos no Mato Grosso do Sul:

  • Bonito (Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Lagoa Misteriosa, Gruta do Lago Azul)
  • Dourados (Parque dos Ipês)
  • Campo Grande (Feira Central de Campo Grande, Parque das Nações Indígenas)
  • Corumbá (Cristo Rei do Pantanal)
  • Três Lagoas (Lagoa Maior)
  • Pantanal (Sul)

Curiosidades sobre a Região Centro-Oeste

  • A Região Centro-Oeste é a segunda maior do Brasil.
  • A extensão territorial do Centro-Oeste é superior a de alguns países, tais como Alemanha, Áustria, Bélgica e Hungria.
  • O Centro-Oeste, rica em diversidade natural, comporta grande parte das vegetações do Cerrado, do Pantanal e da Floresta Amazônica.
  • O Centro-Oeste é o principal celeiro do agronegócio nacional, além de ser a maior região de produção de grãos e cereais.
  • Atualmente, a Região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil.

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.