Cultura Indiana – Curiosidades, casamento, roupas, religião

Uma das culturas mais ricas do mundo, a cultura indiana é repleta de costumes, danças e particularidades. Descubra mais sobre a cultura do país.

A cultura indiana é uma das mais interessantes e ricas do mundo. Isso porque se trata de uma civilização milenar cheia de costumes e peculiaridades que as tornam únicas dentre tantas outras sociedades ocidentais e orientais.

A República da Índia é um país asiático superpopuloso, localizado na Ásia Meridional. Estima-se que tenha 1,1 bilhões de habitantes na nação, se posicionando como o segundo mais populoso e como o sétimo maior em território.

Religião

A religiosidade e fé são uma das marcas registradas do país. A grande maioria dos indianos seguem o Hinduísmo. Entretanto, também existem indianos que seguem o budismo, islamismo, siquismo e até o cristianismo.

Uma das particularidades da religião é o seu sistema de castas. O sistema realiza uma divisão na sociedade que é determinada pela hereditariedade. Antigamente, os cidadãos eram divididos entre os grupos: brâmanes (sacerdotes), xatrias (militares) e vaixias (comerciantes e fazendeiros). Bem como os sudras (escravos) e párias (sem casta).

Entretanto, atualmente existem aproximadamente 3 mil castas diferentes no país. Isso porque a Índia teve um grande crescimento populacional, e com isso uma diversificação nas atividades de produção movidas pela economia.

Casamento

Outro elemento bastante conhecido e reverenciado da cultura indiana são os casamentos. De acordo com o costume do país, a união entre duas pessoas em matrimônio deve ser celebrada sempre a grande estilo.

Sendo assim, o casamento indiano não é uma simples cerimônia. Pelo contrário, é realizado em etapas e pode durar até semanas. Desta forma, uma das etapas mais esperadas é o preparo da noiva.

Antes do casamento, as esposas passam por um intenso processo de beleza. Neles elas recebem tatuagens de rena nas mãos e pés, muitas joias, e claro, muitas cores.

Na cerimônia, o noivo costuma chegar em um cavalo branco. Além disso, os pais da noiva lavam os pés do noivo antes do casamento. Já durante a cerimônia, o casal fica separado por um véu de seda, sem trocares olhares. Após alguns mantras a cortina caí e ambos podem se olhar.

Arquitetura

A arquitetura indiana é marcada pelos grandes templos. Isso porque são repletos de detalhes em sua decoração. Um exemplo de construção mundialmente famosa é o Taj Mahal, que é um dos patrimônios da humanidade.

Assim como nos casamentos, a arquitetura indu também é repleta de cores, bem como estátuas e elementos ousados. De modo geral, suas construções misturam elementos de várias religiões.

Roupas

A moda indiana acompanha o resto das características do país quando o assunto são cores. Além disso, existem vários tipos e estilos de roupa, tanto para homens, como também para mulheres.

Para o público feminino, uma das roupas mais famosas é o ‘Sari‘, que se trata de um pedaço de tecido de 5-8 metros, em que a mulher se enrola. Entretanto, existem mais de 100 formas e combinações para usar a peça. Por baixo da roupa, se usa o ‘choli‘, uma blusa curta.

No país também existem peças consideradas unissex. Uma delas é o ‘salwar kameez‘, que é uma calça folgada com túnica longa. O ‘kurta/kurti‘ é outra peça unissex. Basicamente se trata de uma blusa longa, com calça.

Já no vestuário masculino uma das peças mais tradicionais é o ‘dhoti‘. A roupa se trata de um tecido de cerca de cinco metros que os homens enrolam na cintura, como saias ou dão um nó entre as pernas antes de os amarrar.

Outro vestuário é o ‘sherwani‘, que é um tipo de casaco longo. Além disso, o turbante também é bastante usado pelos homens de algumas regiões da Índia,

Dança e Música

A dança indiana é diversa. O que não poderia ser diferente, levando em consideração o tamanho do país e sua enorme população. De modo geral, existem três grandes categorias, são elas a dança clássica indiana, a dança indiana folclórica e a dança indiana contemporânea.

Sendo assim, cada uma dessas categorias também é bastante diversa. Na dança clássica temos vários estilos como Bharatnatyam, Odissi, Manipuri, Sattriya dentre outros. Além disso, na dança clássica existem três estilos que se destacam, são eles a Bhangra, Garba e Dandiya.

Já a dança contemporânea é destacada nas produções cinematográficas do país. As danças costumam misturas os elementos das três categorias de dança.

As músicas tradicionais indianas tem ainda uma presença forte no país. Elas tem um grande domínio nas produções de Bollywood, o cinema indiano. Desta forma, os instrumentos mais utilizados pelos musicistas são o tabla, que é um par de tambores, o bansuri, um tipo de flauta, e o sitar.

Bollywood

Talvez nem todos saibam, mas a Índia tem uma forte indústria cinematográfica. Seus filmes são verdadeiros espetáculos de drama, música e romance. Além disso, os filmes indianos também trazem muita comédia e ação.

As trilhas sonoras também são presença marcante nos longa metragem do país. Na verdade, a música tem uma grande influência na cultura indiana.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.