12 Curiosidades sobre a Cultura Italiana – Mais que pizza e macarrão

Tem interesse em viajar para a Itália? Gosta da cultura italiana? Veja os costumes, pontos turísticos, pintores famosos, data de imigração para o Brasil, e muito mais.

E se você ganhasse a oportunidade de passar as férias dos sonhos na Itália? O que você saberia contar sobre esse país tão rico em pontos turísticos famosos, culinária cheia de receitas populares, mundo da moda conhecido por grifes de luxo…?

Acompanhe a seguir uma guia rápido e fácil com 12 curiosidades sobre a Itália, com os principais pontos sobre o país:

1 – Imigração para o Brasil

Com a imigração de italianos para o Brasil durante  o final do século XIX e início do século XX, a cultura da Itália se tornou bastante conhecida no país, tendo influência, em especial nas regiões sul e sudeste.

2- Língua oficial e dialetos italianos

A língua oficial da Itália é o italiano, que tem origem no latim, como o português e era utilizada no Império Romano. Contudo, na Itália também há vários dialetos falados pelo povo, como o napolitano,o toscano e o sardo.

Depois da formação do Estado-nação e unificação do país em 1861, o italiano foi formalizado como língua oficial do país.

3-Pontos Turísticos da Itália

Torre de Pisa – ponto turístico italiano

A Itália é um dos países em que mais se recebe turistas no mundo, em razão da sua cultura artística e dos pontos turísticos que refletem essa cultura.

São alguns pontos famosos da Itália: Coliseu de Roma, Torre de Pisa, Ponte dos Suspiros, Torre do Relógio de Veneza, Fontana di Trevi, Catedral de Pisa, Mercado Central de Florença, Teatro alla Scala de Milão, Praça e Basílica de São Marcos, Fórum Romano e Paladino, Ponte Vecchio, Galeria Vittorio Emanuelle II.

4- Pintores famosos italianos

Mona Lisa – obra de arte italiana famosa no mundo

A Itália é cheia de pontos turísticos artísticos, museus e restaurantes. No país se destaca a arte renascentista, praticada por Leonardo da Vinci, Michelangelo e outros importantes expoentes italianos. Se tem uma coisa em que a cultura italiana se destaca são as artes.

Os movimentos artísticos, pintores, cantores nacionais influenciaram a história e por isso são muito conhecidos até hoje.

5- Itália berço da ópera

O país europeu é um dos principais berços da ópera, cantores como Puccini, Verdi e Rossini são os nomes mais famosos e conhecidos internacionalmente pelo estilo musical.

Porém, na Itália não se produz apenas música clássica, os jovens desenvolveram o pop e o estilo romântico que vem crescendo com lançamentos de sucesso.

6- Comida italiana

Pratos italianos de massa

A culinária italiana é famosa pela cozinha de massas em pratos como ravióli, nhoque, capeletti, lasanha, capeloni e a popular pizza. Essas massas possuem molhos igualmente saborosos que levam tomates e temperos frescos que elevam o sabor da gastronomia italiana.  

Veja também: Receitas de Comidas Brasileiras 

7- Futebol italiano

Como no Brasil, o futebol é o principal esporte do país, porém lá ele é conhecido do cálcio. Os jogos na Itália costumam ficar lotados de italianos apaixonados que torcem com fervor pelos times.

8- Danças italianas

As duas principais danças típicas da Itália são a Siciliana, nascida na região da Sicília, e a Tarantela, originada na região da Campania.

A Siciliana surgiu por volta do século XVI e é marcada pela música barroca com  ritmo lento. O estilo lembra muito uma manifestação religiosa.Bach e Fauré são exemplos de compositores famosos nesse estilo.

A Tarantela surgiu por volta do século XI e tem como característica se muito animada e popular. É praticada por casais que trocam de parceiros durante a música.

9- Religião católica forte

O catolicismo também é uma crença muito forte entre o povo italiano. Tanto que a Cidade do Vaticano, centro mundial da Igreja Católica Apostólica Romana encontra-se em Roma, capital da Itália. Além disso, a religião católica é tema da grande maioria dos pontos turísticos e obras de arte italianas.

Um desses pontos turísticos são as igrejas encontradas em grande quantidade no decorrer de todo o país.

10- Marcas de roupas italianas – Grifes de luxo italianas famosas

Gucci – Marca de luxo de roupa italiana

A cidade de Milão na Itália é um polo de destaque da produção de moda do planeta.

Além disso, várias marcas famosas de roupas e acessórios conhecidas internacionalmente são italianas, como a Vogue, Gucci Dolce e Gabbana e a Valentino.

Estilistas famosos da atualidade também nasceram no país como o Giorgio Armani e Versace, donos de marcas de grife bem conhecidas.

11- Cinema italiano

A comédia é o principal gênero do cinema italiano que já foi vencedor de prêmios internacionais. Entre as décadas de 1950 e 1980 o cinema na Itália se expandiu e desenvolveu passando a ser popularizado.  

São cineastas famosos do país: Michelangelo Antonioni, Dario Argento, Federico Fellini, Vittorio de Sica e Sergio Leone.

12- Povo italiano

O povo italiano é bem parecido com o brasileiro no jeito de ser, talvez pela influência da religião, e da língua latina, porém geralmente falam alto e também gesticulam muito como na cultura brasileira. São bem passionais, alegres e comunicativos. Gostam de reuniões com a família para refeições de muita fartura.

Você também pode se interessar por: Comidas Típicas da Argentina

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.