15 Grandes curiosidades do mundo do futebol

Você sabia que o primeiro clube de futebol foi criado em 1857? Descubra mais curiosidades sobre o assunto.

O futebol é o esporte mais popular do mundo. Está inserido na cultura de diversos países, são milhares de nações que envolvidas de alguma forma com o esporte.

Sua popularidade pode ser relacionada com a facilidade para ser praticado. Basta ter uma bole e algumas pessoas no time.

Supõe-se que a origem do futebol seja na China, onde existia um jogo chamado Cuju. A prática desse jogo consistia no lançamento de uma bola, com os pés, em direção a uma rede.

Entretanto, o verdadeiro berço do futebol é considero como as Ilhas Britânicas. A partir do fim da Idade média, tornou-se comum a existência de jogos em equipe.

Alguns desses jogos eram denominados “códigos de futebol”, dos quais derivaram outras modalidades como o rúgbi e o futebol americano.

Com o passar do tempo, o futebol foi se tornando mais apreciado e regras foram criadas. A partir disso, o esporte foi se tornando comum no mundo inteiro.

Vejamos algumas curiosidades acerca da história e popularidade do esporte:

15 curiosidades sobre o futebol

1) O time mais antigo da história do futebol é denominado “Sheffield Football Club”, fundado na Inglaterra no dia 24 de outubro de 1857.

Sheffield Football Club - Time de futebol mais antigo do mundo
Sheffield Football Club – Time de futebol mais antigo do mundo

2) O primeiro jogo entre seleções ocorreu na Escócia, na cidade de Glasgow. A partida aconteceu no dia 30 de novembro de 1872, tendo como resultado um placar de 0 a 0 entre a Escócia e a Inglaterra.

3) A primeira Copa do Mundo foi realizada no ano de 1930 e foi sediada no Uruguai.

4) O time campeão da primeira Copa do Mundo foi o Uruguai, com um placar de 4 a 2 contra a Argentina.

Primeira Copa do Mundo
Primeira Copa do Mundo – Time do Uruguai

5) O jogador mais velho a disputar uma partida oficial de futebol foi Neil McBain. Ele era um jogador inglês e possuía 52 anos e quatro meses no dia de sua última partida.

6) Apenas na Copa do Mundo de 1950 os jogadores passaram a utilizar números nas camisas.

7) A primeira partida que foram disponibilizados os cartões vermelho e o amarelo foi na Copa do Mundo de 1970.

8) As regras do futebol foram traduzidas e trazidas ao Brasil em 1894 por Charles Miller, brasileiro descendente de ingleses.

Charles Miller, considerado o pai do futebol no Brasil
Charles Miller, considerado o pai do futebol no Brasil

9) O time de futebol mais antigo do Brasil foi fundado em 19 de julho de 1900 na cidade de Rio Grande (RS), chamado Sport Club Rio Grande.

10) A primeira partida de futebol realizada no Brasil ocorreu em 15 de abril de 1895, na cidade de Várzea do Carmo. A partida foi entre dois times de funcionários de duas empresas da Cidade.

11) O placar do jogo de Várzea do Carmo, em 1895, foi Companhia de Gás 2 x 4 Cia. Ferroviária São Paulo Railway.

12) O primeiro campeonato de futebol do mundo foi realizado no ano de 1863 na Grã-Bretanha.

13) No Brasil, o primeiro campeonato foi o Paulista em 1902. O time vencedor foi São Paulo Athletic Club.

14) O primeiro jogo oficial da seleção brasileira foi contra a Argentina, em Buenos Aires. O jogo aconteceu no dia 20 de setembro de 1914, com o resultado de 3 a 0 para a Argentina.

15) O jogador considerado como o maior futebolistas do século, pela International Federation of Football History & Statistics é o brasileiro Pelé. Ele jogou pelo Santos Futebol Clube e pela Seleção Brasileira, usando a camisa 10.

Pelé, seleção brasileira, camisa 10
Pelé, seleção brasileira, camisa 10

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.