Curiosidades surpreendentes sobre o Brasil

Confira algumas das curiosidades sobre o Brasil que selecionamos para você!

O Brasil é um país da América do Sul que envolve desde a Bacia Amazônica, na Região Norte, até as Cataratas do Iguaçu, na Região Sul.

O território do país é um dos mais extensos do mundo, ocupando a 5ª colocação. Além disso, ele é o maior país da América Latina.

Formado por 27 estados que se concentram em cinco regiões — Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul —, o Brasil comporta uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

A população brasileira soma 209 milhões de pessoas que se descendem da miscigenação de africanos, europeus e indígenas. Contudo, em razão da escravidão dos povos africanos, estudos indicam que a maioria do povo brasileiro é negro.

Com um clima tropical, o país conta com inúmeras praias que atraem milhares de turistas todos os anos. Além disso, o cenário natural do Brasil conta com várias cachoeiras, chapadas e biomas.

O sistema de governo brasileiro é o presidencialismo, marcado pela figura do presidente da República como chefe de Estado e chefe de Governo. Desde 1994, nossa moeda oficial é o real.

A religião mais praticada no Brasil é o catolicismo. No entanto, o país reúne inúmeras religiões e crenças, tais como as oriundas do protestantismo, as de matriz africana, o budismo, hinduísmo, entre outras.

Em termos culturais, o Brasil conta com diversas festas tradicionais. Em nível nacional temos, entre outras, o Carnaval e a Festa Junina, além das inúmeras celebrações regionais, como o Círio de Nazaré e a Festa do Divino.

Sendo assim, selecionamos algumas curiosidades sobre o Brasil para você saber um pouco mais sobre o nosso país. Confira!

Curiosidades sobre o Brasil

Riquezas naturais

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. Tal realidade se deve ao fato de a Floresta Amazônica ocupar uma parte expressiva do território brasileiro.

Em contrapartida, o Brasil é o país que mais desmata, isto é, o que mais corta excessivamente suas árvores.

Além disso, um quinto de toda a água doce do planeta corre nos rios da Bacia Amazônica (60% da sua extensão se localiza no Brasil), que possui 7,5 milhões de km². Isso significa que esta Bacia é maior que a soma de todos os países da União Europeia.

Ressocialização

A Justiça Federal disciplinou que a cada livro lido por uma pessoa encarcerada acompanhado por uma resenha produzida pelo mesmo no prazo de 10 dias após a leitura, sua pena é reduzida em até 4 dias. Contudo, os livros escolhidos devem estar presentes em uma lista pré-determinada.

Além disso, a prisão de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, disponibilizou bicicletas fixas que contribuem na geração de energia. Sendo assim, as pessoas encarceradas que as pedalam por 16 horas em um dia têm a pena reduzida em 1 dia.

É importante salientar que tais medidas não são obrigatórias, apenas visam dar qualidade à vida dos detentos.

Idioma

O português é a língua oficial do Brasil. No entanto, estima-se que o país reúna cerca de 180 línguas faladas por aproximadamente 160 mil indígenas.

Produção de café

O Brasil é o maior produtor de café do mundo. De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), cerca de 36% da produção mundial do grão, em 2018, saiu do território nacional.

Tecnologia

Segundo um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada no início de 2019, haviam 230 milhões de smartphones ativos no Brasil. Esse dado significa que o país reúne um maior número de celulares do que de pessoas.

Mesmo o país refletindo uma profunda desigualdade social, o desejo de possuir um celular da última geração é uma característica de parte da sociedade brasileira.

Comunidade japonesa

O Brasil é o país que mais abriga japoneses fora do Japão. Somente a cidade de São Paulo reúne mais de 600 mil nipônicos.

A capital paulista possui até mesmo um bairro, chamado Liberdade, voltado, inicialmente, para a cultura japonesa.

Educação

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação (2019), a taxa de analfabetismo no Brasil é de 6,6. Isso significa que cerca de 11 milhões de brasileiros são analfabetos.

De acordo com os critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse número envolve pessoas com mais de 15 anos que não leem ou escrevem ao menos uma frase simples.

Entretanto, é importante ressaltar que o analfabetismo é mais recorrente entre a população mais velha.

Saúde

O Brasil é um dos poucos países do mundo que oferecem um sistema público de saúde. Além dele, somente o Canadá, Reino Unido, Suécia, França e Austrália ofertam o mesmo tipo de serviço.

Contudo, o orçamento destinado pelo Estado brasileiro à saúde é o menor. Em 2014, o país investiu apenas 6,7% nesse setor, enquanto os outros países investiram entre 14,9% e 27,9%.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.