Curiosidades sobre o Japão – Veja 8 características da cultura japonesa

Confira algumas curiosidades sobre o Japão que selecionamos para você!

O Japão é um país localizado no extremo leste da Ásia. Composto por um arquipélago no Oceano Pacífico, também é chamado de Terra do Sol Nascente.

É uma nação formada por quatro grandes ilhas, Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu, que correspondem a 97% do território e por várias ilhas menores.

A área total deste país é de 377.899 km² e sua população é formada por quase 127 milhões de pessoas. O Japão é a terceira economia mundial.

Selecionamos algumas curiosidades sobre o Japão para você dar uma conferida. Vamos lá?

Curiosidades sobre o Japão

1 — Restaurantes

No Japão, os restaurantes têm o hábito de colocar as comidas do seu cardápio em mostruários nas vitrines ou fachadas. O objetivo é facilitar a escolha do prato para as pessoas que não dominam a língua.

Tais alimentos são feitos de plástico de silicone ou PVC.

2 — Educação 

Os japoneses são vistos como um dos povos mais educados do mundo. Ao cumprimentar uma pessoa, eles abaixam a cabeça em sinal de respeito.

Além disso, eles têm o hábito de atravessarem a rua somente na faixa de pedestre ou quando o semáforo está fechado.

Em termos escolares, o Japão é considerado o país com os maiores índices de alfabetização do mundo, uma média de 99%.

3 — Estética

Para as japonesas, sinônimo de beleza é estar com a pele bastante branca. Por isso, existem diversos produtos estéticos que clareiam a pele.

4 — Higiene

Sempre que chegam em casa, os japoneses tiram os sapatos e os deixam do lado de fora. A ideia é que as impurezas da rua não sujem seus lares.

Geralmente, eles usam sapatos específicos para ficar em casa e para usar o banheiro.

Quando estão resfriados, usam uma máscara estilo cirúrgica para não contaminar as pessoas que entrarem em contato com eles e, quando espirram, o fazem na dobra do cotovelo, nunca nas mãos.

Além disso, os atendentes não pegam em dinheiro. Eles são depositados em uma bandeja, visando manter a higiene.

5 — Refeições

Durante as refeições, os japoneses costumam fazer barulho com a boca como prova de que gostaram da comida. Além disso, eles são bastante rígidos quanto ao desperdício.

6 — Praticidade

Os japoneses são pessoas práticas, por isso, é comum se deparar com maquininhas de venda espalhadas pelas cidades que costumam vender de tudo, desde bebidas a roupas íntimas.

7 — Contato físico

Os japoneses evitam contato físico em público. Para eles, o aperto de mãos é considerado um ato íntimo, por isso, quando um homem e uma mulher apertam as mãos em público, principalmente perto de pessoas conservadoras, são vistos como praticantes de um ato bastante ofensivo.

8 — Maior expectativa de vida do mundo

O Japão é um dos países com a maior expectativa de vida do mundo. Além disso, é um dos países com o maior número de idosos. Isso se deve à baixa taxa de natalidade e à excelente qualidade de vida da população.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.