5 Curiosidades Sobre os Planetas do Sistema Solar

Gosta de estudar sobre astronomia? Então descubra agora cinco curiosidades sobre os astros e planetas de nosso Sistema Solar.

Todo o universo é, sem sombra de dúvidas, um ambiente misterioso e intrigante. O nosso próprio sistema solar comprova isso, com particularidades e características que tornam o estudo de astronomia cada vez mais interessante.

Entretanto, nem todos se interessam pelo tema. Sendo assim, visando instigar a curiosidade, ou apenas trazer novos conhecimentos, separamos cinco curiosidades sobre planetas do Sistema Solar. Confira a lista abaixo:

1 Massa do Sol

Dentro de nosso Sistema Solar, o Sol é o astro com maior massa. Isso porque, a massa da estrela corresponde a 99,86% de toda a massa do sistema.

2 Marte tem a montanha mais alta do sistema

A montanha se chama Monte Olimpo. Estima-se que a montanha esteja 21,9 km acima do nível médio da superfície marciana. A critério de comparação, o Monte Olimpo é três vezes mais alto que o Monte Everest.

3 Planetas gasosos não têm chão sólido

Planetas gasosos não têm chão sólido

É isso mesmo que você leu. Júpiter, Saturno e Netuno não possuem um chão sólido. Sendo assim, a superfície destes planetas é formada por gases densos e uma camada pastosa.

4 Terremoto de 2004 afetou rotação da Terra

Em 2004 aconteceu um terremoto na região próximo à Ilha de Sumatra. O fenômeno natural marcou 9 graus na Escala Richter. Tendo em vista a magnitude registrada, este não foi um simples terremoto.

Após o acontecido, a Nasa informou que ele causou uma alteração na rotação do planeta e sua forma. O achatamento da Terra diminuiu uma fração em 10 bilhões. Essa alteração fez com que o Polo Norte mudasse de lugar por 2,5 centímetros, assim como houve uma diminuição nos dias de 2,68 microssegundos.

5 Vulcões em Vênus

Vulcões em Vênus

Vênus é o planeta com maior número de vulcões. Estipula-se que o astro conta com mais de 1.600. Além dos vulcões, o planeta é o mais quente do sistema, devido seu efeito estufa.

Veja também: Planetas rochosos – Saiba o que são e quais pertencem ao Sistema Solar

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.