MEC abre inscrições em cursos online gratuitos de idiomas em todo o Brasil

Oportunidades fazem parte do Programa Idiomas sem Fronteiras que contempla professores, técnicos e alunos de instituições federais de ensino superior.

Quer aprender um novo idioma ou aperfeiçoar sua proficiência? Precisa realizar o teste para o TOEFL mas, não sabe como se preparar? É aluno, técnico ou professor de instituição federal de ensino superior? Então, fique atento porque essa oportunidade é para você! O Ministério da Educação (MEC) tem inscrições abertas em cursos de idiomas gratuitos em todo o Brasil!

As oportunidades são disponibilizadas pelo Programa Idiomas sem Fronteiras, iniciativa conjunta com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino de Nível Superior (CAPES) que propicia formação e capacitação em seis idiomas – Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês. No momento, contempla professores e técnicos de instituições federais, além de alunos do Ensino Superior Público e Privado.

Entre as propostas do Programa Idioma sem Fronteiras estão formação de professores, capacitação em língua estrangeira, testes de nivelamento e proficiência (como o TOEFL), além de cursos online e presenciais. Várias organizações são envolvidas no projeto, como a Fulbright Brasil e Japan Foundation. A seleção dos participantes é feita por meio de editais específicos abertos por cada Instituição.

Informações gerais sobre o programa podem ser obtidas pelo site: http://isf.mec.gov.br/

Oportunidades abertas

O Programa Idioma sem Fronteiras está com inscrições abertas por meio de universidades federais de diversos estados brasileiros. Entre elas, estão a Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Confira as opções disponibilizadas:

Universidade Federal de Goiás

A instituição abre inscrições no curso de Inglês do IsF. O aluno poderá se inscrever em duas opções de curso – My English Online ou nos Testes de Proficiência. No primeiro, tem acesso a um curso com cinco níveis – os quatro primeiros compostos por três partes e nove unidades e, o último, pelos exames preparatórios CAE, FCE e TOEFL. Todos oferecem certificado e, no 5º nível, o documento vem para cada exame realizado.

Já nos Testes de Proficiência, poderá matricular-se para o exame do TOEFL (Test of English as a Foreign Language), destinado para avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico.

A próxima prova tem 16 vagas disponíveis e será realizada no dia 15 de setembro no Campus Colemar Natal e Silva. Os cursos presenciais de inglês só serão disponibilizados para alunos com resultado do TOEFL ou com testes de nivelamento.

Universidade Federal de Minas Gerais

Na UFMG, os alunos terão quatro cursos à sua disposição, sendo dois para francês e dois para inglês. Os interessados em francês poderão optar entre Desenvolvimento da compreensão oral em meio acadêmico e Módulo Iniciante – primeiros passos em francês.

O primeiro é presencial com aplicação no campus Pampulha e carga horária de 16h. O segundo, também presencial, será ministrado nos campi Pampulha e Faculdade de Direito.

Quem quiser fazer inglês pode se inscrever nos cursos TOEFL ITP – Simulados, e Compreensão oral: palestras e aulas. Os dois têm carga horária de 16h e serão ministrados no campus Pampulha. Para a matrícula, é preciso observar alguns requisitos, como vínculo ativo na Plataforma do My English Online (MEO) ou ter feito o TOEFL ITP pelo programa.

Para as duas instituições, assim como nas demais de todo o Brasil, o aluno precisa efetuar seu cadastro por meio do site do IsF aluno. Lá, prestará suas informações que, imediatamente, serão vinculadas à instituição de ensino na qual for matriculado.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.