Cursos gratuitos para aprender a cozinhar, tocar violão e falar outros idiomas

Instituições e profissionais oferecem cursos gratuitos na quarentena para ensinar artes, como tocar instrumentos, cozinhar e até meditar.

Estamos vivendo um período histórico, em que a maior recomendação é o isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus. Nesse cenário, alguns têm conseguido realizar o trabalho por meio de home office, mas ainda assim é preciso estabelecer uma nova rotina dentro de casa.

Com isso, aquele cinema no final de semana foi substituído pelos filmes e séries da Netflix, ou de outras plataformas de streaming, os passeios nos museus passaram a ser tour virtuais e até mesmo os shows deram lugar a lives de todos os gêneros musicais.

Além disso, algumas instituições e profissionais se sensibilizaram e disponibilizaram na internet, de forma gratuita, aulas de desenho, pintura, atividades físicas, técnicas de jardinagem e ensino de idiomas para uma quarentena criativa.

Confira algumas oportunidades para preencher suas horas vagas:

Artes

O Departamento de Difusão Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem oferecido, desde o mês de março, produtos culturais e cursos nas suas redes sociais. Entre eles, estão as oficinas de arte com Teresa Poester (desenho) e Laura Castilhos (aquarela), artistas e professoras da instituição.

Ainda falando da região sul do Brasil, o Atelier Livre Xico Stockinger, escola de arte da prefeitura de Porto Alegre, solicitou que os professores compartilhassem as suas aulas por meio dos seus perfis nas redes sociais Instagram (@alivrepoa), Facebook (@atelierlivre) e na página da Secretaria Municipal da Cultura no Facebook (@secretariadaculturapoa).

Além desses, a Faber-Castell também liberou os conteúdos da sua plataforma de cursos até o dia 10 de maio.

Corte e costura

Cursos para a quarentena criativa - Corte e costura
Cursos para a quarentena criativa – Corte e costura.

O Learncafe está com inúmeros cursos gratuitos. Dentre eles, há oportunidades para aprender corte e costura, customização de peças, além da confecção de origamis e aprender a tocar instrumentos musicais.

Outro que oferece cursos de corte e costura grátis é o Prime Cursos, ensinando desde as noções básicas de escolha de tecido a estilismo e moda.

Fotografia

Cursos para a quarentena criativa - Fotografia
Cursos para a quarentena criativa – Fotografia.

A Nikon disponibiliza um curso gratuito com 10 aulas ministradas por profissionais conceituados da fotografia. Geralmente pago, no período de quarentena o curso está disponível gratuitamente e no idioma inglês no site, até o dia 30 de abril.

Gastronomia

Cursos para a quarentena criativa - Gastronomia
Cursos para a quarentena criativa – Gastronomia.

Ana Maria Braga, apresentadora do programa Mais Você, da rede Globo, oferece dois cursos gratuitos de culinária no seu site. No nível inicial, o primeiro ensina a preparar arroz e, o segundo, feijão, para elaborar o famoso arroz com feijão.

Já para os que gostam de degustar bebidas, é possível acessar gratuitamente o curso Conhecimento na taça: degustação de vinhos e espumantes, na Lúmina, plataforma de educação da UFRGS.

Idiomas

Cursos para a quarentena criativa - Idiomas
Cursos para a quarentena criativa – Idiomas.

A Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou gratuitamente o curso de italiano Dire, fare, partire!. Para acessá-lo não é necessário nem se inscrever, só abrir o site e ver o acoplado de materiais didáticos.

Ainda falando das instituições de ensino, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece grátis uma série de cursos, os quais estão inclusos os de idiomas. Nesse, basta se inscrever na página do IFRS.

Agora os que preferem estudar por aplicativo de celular, é só usar o Duolingo e aprender os idiomas jogando, com metas diárias e recompensas. Outro app conhecido é o Babbel, que oferece um mês isento aos alunos.

Meditação (e mais)

Cursos para a quarentena criativa - Meditação
Cursos para a quarentena criativa – Meditação.

A plataforma Udemy oferece mais de 700 cursos gratuitos. Esses estão categorizados em bem-estar e crescimento pessoal, produtividade e habilidades profissionais e de técnicas essenciais. Dentre os cursos, há o de meditação.

Violão

Cursos para a quarentena criativa - Violão
Cursos para a quarentena criativa – Violão.

O Cifra Club disponibilizou gratuitamente um curso de violão completo. As aulas são oferecidas por uma dupla de professores, por meio de vídeos, que ensinam desde a escolha dos instrumentos musicais adequados para diferentes gêneros.

Você pode gostar também de:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.