14 cursos online e gratuitos para melhorar o currículo

Dê um “up” na sua carreira estudando por meio de cursos livres, que além de novos conhecimentos, podem somar horas extracurriculares.

A competitividade do mercado de trabalho faz parte da realidade de uma infinidade de pessoas. Tanto daquelas que estão em busca de novas oportunidades, quanto das que já estão empregadas mas precisam se manter atualizadas constantemente.

Os cursos livres oferecem excelentes opções para quem está procurando capacitação mas está com a grana ou o tempo cursos. Eles não são válidos como pós-graduação e nem como profissionalizantes, entretanto, servem para aprimorar habilidades já existentes, atualizar profissionais e melhorar o currículo.

Fizemos uma seleção com 14 cursos online, gratuitos e com certificado para quem está em busca de novos conhecimentos.

1. Aprendendo a aprender

Antes de se inscrever em outros cursos, que tal começar aprendendo a aprender? Parece meio óbvio, mas melhorar o processo de aprendizado pode render bons frutos, além de deixar os momentos de estudo mais prazerosos. Oferecido pela Universidade da Califórnia, o curso conta com material e legendas em português.

Clique aqui para saber mais.

2. Inglês

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, falar inglês é praticamente uma obrigação para quem objetiva alcançar as melhores posições. Por meio do site Duolingo é possível estudar idiomas sem sair de casa, e o melhor, gratuitamente.

Clique aqui para saber mais.

3. Estatística

Comum a várias profissões, a estatística ainda pode ser um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. Se você é uma dessas, que ainda se espanta ao ter que interpretar informações com base em dados, o curso da San José State University. A única desvantagem é que é necessário ter conhecimentos em inglês, uma vez que não há legendas em português.

Clique aqui para saber mais.

4. Excel básico

Trabalhar com planilhas é uma capacidade requisitada em muitas profissões, independente da área de atuação. Entretanto, muitas pessoas ainda enfrentam certa resistência à elas. Para colocar fim a essa situação, que tal iniciar um curso de Excel básico?

Clique aqui para saber mais.

5. Introdução à análise de dados

Cada vez mais a análise de dados está sendo usada para encontrar oportunidades em diversos segmentos do mercado. Profissionais do Marketing, por exemplo, já exploram amplamente, e a tendência é que muitas outras áreas passem a usar. Se você faz parte dos profissionais que estão sempre atentos ao mercado, conheça o curso de Introdução à Análise de Dados da WorldQuant.

Clique aqui para saber mais.

6. Photoshop

Apesar de ser uma ferramenta complexa para muitas pessoas, o Photoshop é essencial para quem atua ou pretende atuar nas áreas de comunicação, marketing, design, fotografia e muitas outras. Amplie seus conhecimentos no programa ou comece a explorá-lo gratuitamente através do curso da Unieducar.

Clique aqui para saber mais.

7. Inbound Marketing

Não há como evitar, profissionais de marketing e comunicação, de um modo geral, precisam estar por dentro do Inbound Marketing, que são estratégias que têm como objetivo atrair o interesse das pessoas. Para se aprofundar no assunto, nada melhor do que aprender com uma das precursoras do conceito, a Hubspot Academy.

Clique aqui para saber mais.

8. Google Analytics

Atualmente é quase inevitável que as empresas tenham um site, mesmo aquelas que não trabalham como ecommerce. Para mensurar as informações de tráfego e estatísticas do site é que existe o Google Analytics. Ele é um serviço gratuito oferecido pela gigante da internet. Pensando nos iniciantes de área, a Analytics Academy oferece um curso básico e gratuito.

Clique aqui para saber mais.

9. Liderança

Liderar equipes, para algumas pessoas, é um dom. Contudo, aquelas que não o possuem, com estudo e dedicação, podem melhorar significativamente suas habilidades. O curso “Liderança: como desenvolver times de alta performance” oferecido pela Endeavor é uma das opções para iniciar na área.

Clique aqui para saber mais.

10. Matemática

Encontrar pessoas que odeiam matemática não é algo muito incomum. Não gostar da matéria faz com que muitos estudantes tenham dificuldade para entendê-la. Quase sempre essas limitações acompanham os indivíduos durante toda a vida. Se você também não gosta de matemática, mas precisa melhorar seus conhecimentos na área, os cursos oferecidos pela Khan University são uma ótima sugestão.

Clique aqui para saber mais.

11. Economia

Engana-se quem pensa que entender de economia é só para especialistas. Ligar a TV ou abrir um portal de notícias e entender do que se trata os termos complicados da área pode, e deve, fazer parte da vida de todos os cidadãos. O curso de Economia Atual da Univesp foi pensado para abordar o cenário da crise atual, que vem se arrastando em todo o mundo desde 2008.

Clique aqui para saber mais.

12. História do Brasil

Conhecer a História do Brasil deveria ser algo comum a todos os brasileiros. Entretanto, poucas pessoas conhecem a fundo os principais acontecimentos do nosso país. Ter uma leitura crítica sobre eles e saber interpretá-los, além de essencial para todos os cidadãos, pode ajudar, ainda, a entender boa parte do que está acontecendo no Brasil nos dias de hoje. Esse é o objetivo do curso da Univesp.

13. Mandarim

Já domina o Inglês? Saiba que o estudo de idiomas não pode parar por aí. Grande empresas já o consideram como algo básico, e portanto, vêem naquilo que está emergindo como o diferencial. A economia da China, atualmente, ocupa o posto de uma das maiores do mundo. Na hora de manter relações com o país, dominar o idioma é fundamental. Conheça o curso voltado para iniciantes que é oferecido pela Open University.

Clique aqui para saber mais.

14. Produção de conteúdo para web

Uma das áreas em ascensão no mundo, a produção de conteúdo para internet, se bem feita, é muito valorizada por empresas de diversos segmentos. Portanto, se você pretende se aventurar na área, conheça o curso oferecido pela Universidade Rock Content.

Clique aqui para saber mais.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.