Datas comemorativas de dezembro

O último mês do ano é conhecido pelas comemorações. Confira as datas importantes de dezembro!

O mês de dezembro é esperado por muitas pessoas por inaugurar o fim do ano e as maiores celebrações. Sendo assim, as datas comemorativas possuem essa finalidade. Selecionados por inúmeras razões, esses dias são decididos por direcionar a atenção da população a determinados assuntos.

Para conscientizar, denunciar ou simplesmente celebrar, as datas comemorativas reúnem as pessoas. Dezembro é o mês com datas muito importantes para uma grande parcela do mundo. Apesar disso, há também outras datas menos conhecidas.

Diante desse desconhecimento, separamos as datas comemorativas de dezembro!

Datas comemorativas de dezembro

1º de dezembro

O primeiro dia do mês é o Dia Internacional da Luta Contra a Aids. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar acerca da Aids, causada pelo vírus HIV, e para combater o preconceito sobre esse assunto.

2 de dezembro

Dia da Astronomia, Dia Nacional das Relações Públicas, Dia Nacional do Samba e Dia Pan-americano da Saúde.

O Dia Nacional do Samba foi sugerido pelo vereador baiano Luis Monteiro da Costa, para homenagear a primeira vez que Ary Barroso visitou Salvador. Ary Barroso foi um grande representante do samba na história brasileira.

3 de dezembro

Dia Internacional do Portador de Deficiência. A data foi criada em 1992, na Assembleia Geral da ONU, para debater sobre a importância da inclusão de pessoas portadoras de deficiência na sociedade, assim como a necessidade de proporcionar saúde e bem-estar para estas.

4 de dezembro

Dia da Propaganda, Dia do Orientador Educacional e Dia do Pedicuro.

5 de dezembro

Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social, e Dia Mundial do Solo. Nesse dia, é levantado a questão da importância da preservação do solo para a vida humana e o meio ambiente.

6 de dezembro

Dia do Neuropsicopedagogo, Dia da Extensão Rural no Brasil e Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência Contra as Mulheres.

7 de dezembro

Dia Nacional da Assistência Social. A data foi criada de acordo com a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social.

8 de dezembro

Dia da Família, Dia da Justiça e Dia Mundial da Imaculada Conceição. O Dia da Justiça é importante para celebrar os profissionais da justiça, assim como o poder Judiciário, um dos três pilares da sociedade.

9 de dezembro

Dia da Criança Especial, Dia do Alcoólico Recuperado e Dia do Fonoaudiólogo. O Dia da Criança Especial foi criado para conscientizar a sociedade sobre as necessidades dessas crianças, os sinais e as possíveis deficiências. Além disso, tem o objetivo de levantar o debate sobre os direitos de inclusão dessas crianças.

10 de dezembro

Declaração Universal Direitos Humanos, Dia do Sociólogo e Dia Universal do Palhaço.

11 de dezembro

Dia do Engenheiro e Dia do Tango. O tango é um gênero de música e dança considerado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade desde 2009.

12 de dezembro

Dia Internacional da Criança na Mídia. O dia foi criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Conselho Internacional da Academia de Televisão, Artes e Ciências, para criar programas adequados e educativos para crianças.

13 de dezembro

Dia de Santa Luzia, Dia do Cego, Dia do Engenheiro Avaliador, Dia do Marinheiro, Dia do Ótico e Dia do Perito de Engenharia.

14 de dezembro

Dia Nacional do Ministério Público. O Ministério Público é responsável por fiscalizar o poder, logo, não está vinculado aos poderes legislativo, judiciário ou executivo.

15 de dezembro

Dia do Arquiteto, Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada) e Dia do Jardineiro.

16 de dezembro

Dia do Reservista. A data foi criada no dia de nascimento de Olavo Bilac, poeta brasileiro que foi um grande defensor da obrigatoriedade do serviço militar.

17 de dezembro

Dia do Pastor Presbiteriano comemora a ordenação do primeiro pastor no Brasil. Em 1865, nesse dia, José Manuel da Conceição se tornou o primeiro pastor protestante após ter sido excomungado da Igreja Católica.

18 de dezembro

O Dia do Museólogo celebra a profissão de preservar os patrimônios da humanidade.

19 de dezembro

Aniversário da emancipação política do Paraná. A data recorda o dia 19 de dezembro de 1953, quando a província de Paraná se desvinculou da província de São Paulo.

20 de dezembro

Dia do Mecânico e Dia Internacional da Solidariedade Humana. Esse dia foi instituído para conscientizar sobre a solidariedade como qualidade fundamental na sociedade.

21 de dezembro

O Dia do Atleta foi criado pelo Decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961, e evidencia o papel do atleta para a cultura e promoção da saúde física.

22 de dezembro

Não há data comemorativa.

23 de dezembro

O Dia do Vizinho foi criado para promover bons relacionamentos com os vizinhos. Apesar de morar perto, é comum não haver amizade entre vizinhos.

24 de dezembro

Com foco nas crianças, o Dia do Órfão foi criado em 1961 e expõe a realidade das pessoas que perderam o pai, a mãe ou alguém que lhes era muito querido ou que as amparava.

Neste dia também é comemorada a véspera de Natal, que pode ser um momento solitário para quem é órfão, logo, é um dia de levar-lhes alegria.

25 de dezembro

Natal é um feriado internacional em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Nesse dia, famílias se juntam para expressar gratidão e amor.

26 de dezembro

Dia da Lembrança. O dia estimula a população a ter um momento de reflexão sobre os momentos vividos, ação que pode ser rara com a correria do cotidiano.

27 de dezembro

Aniversário da fundação do Fundo Monetário Internacional (FMI). O FMI foi criado por 29 países após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, para recuperar as economias.

28 de dezembro

Dia do Salva-Vidas e Dia da Marinha Mercante.

29 de dezembro

Não há data comemorativa.

30 de dezembro

Não há data comemorativa.

31 de dezembro

No Réveillon, festas ocorrem por todo o mundo para recepcionar o novo ano e celebrar o ano que passou.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.