Datas comemorativas de junho

Há várias datas que comemoram assuntos importantes no mês de junho. Para conhecer mais, confira as datas comemorativas de junho!

Uma data comemorativa é instituída para celebrar coisas importantes, como a saúde, para conscientizar sobre problemáticas ou recordar momentos históricos.

Assim, há muitas datas ao longo do ano, algumas celebradas mundialmente, como o Natal ou o Dia Internacional da Educação. Há também algumas datas móveis, como o Corpus Christi, celebrado na quinta-feira após o Dia da  Santíssima Trindade.

Dessa forma, para conhecer as datas comemorativas de junho, confira este artigo.

Datas comemorativas de junho

1º de junho

Dia da Imprensa, Dia de Caxias, Primeira Transmissão de TV no Brasil e Semana Mundial do Meio Ambiente.

A Semana Mundial do Meio Ambiente foi instituída pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981 e tem como objetivo a preservação da natureza brasileira.

2 de junho

Não há data comemorativa.

3 de junho

Dia Mundial do Administrador de Pessoal.

4 de junho

O Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1982, incentivando o debate sobre a vulnerabilidade de crianças em situações de violência.

5 de junho

Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela ONU em 1972 e visa estimular o desenvolvimento sustentável.

6 de junho

Dia Nacional do Teste do Pezinho. O teste do pezinho é realizado para identificar doenças na criança recém-nascida entre o 3º e 5º dia de vida. A identificação prematura ajuda na cura, assim como no combate de possíveis sequelas.

7 de junho

Dia da Liberdade de Imprensa. A liberdade de imprensa é um importante pilar na democracia e na luta contra o autoritarismo.

8 de junho

Dia do Citricultor. A citricultura é o cultivo de frutas cítricas, como limão, laranja, acerola e abacaxi.

9 de junho

Dia da Imunização, Dia do Porteiro, Dia do Tenista e Dia Nacional de Anchieta. O Dia Nacional de Anchieta relembra o falecimento do padre José de Anchieta em 1553, que participou da fundação do colégio da vila de São Paulo e elaborou uma gramática da língua tupi.

10 de junho

Dia da Artilharia, Dia da Língua Portuguesa e Dia da Raça Portuguesa.

11 de junho

Dia da Marinha Brasileira e Dia do Educador Sanitário. O Dia da Marinha Brasileira é uma homenagem à Força Armada mais antiga do país e marca a Batalha Naval do Riachuelo, em 1865.

12 de junho

Dia dos Namorados e Dia do Correio Aéreo Nacional. O Dia dos Namorados comemorado no Brasil foi criado para melhorar as vendas no mês de junho, uma vez que é um mês sem grande movimentação.

13 de junho

Dia de Santo Antônio, Dia do Turista, Dia do Economista e Dia Mundial do Softball.

14 de junho

Dia Mundial do Doador de Sangue, Dia do Solista e Dia Universal de Deus. O Dia Mundial do Doador de Sangue foi criado pela ONU no dia do aniversário do imunologista Karl Landsteiner, que nasceu em 1868.

15 de junho

Dia do Paleontólogo e Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

16 de junho

Dia da Criança Africana. Nesta data, em 1976, centenas de jovens negros foram massacrados em Soweto, na África do Sul, durante protestos por melhores condições escolares.

17 de junho

Dia do Funcionário Público Aposentado.

18 de junho

Dia do Químico e Imigração Japonesa. Atualmente, o Brasil abriga o maior número de japoneses e descendentes japoneses fora do Japão.

19 de junho

Dia do Cinema Brasileiro. A data recorda a primeira filmagem brasileira, feita pelo cinegrafista Affonso Segretto.

20 de junho

Dia do Revendedor, Dia do Vigilante e Dia Internacional do Surf.

21 de junho

Dia da Mídia, início do inverno e Dia Universal Olímpico. O início do inverno ocorre entre os dias 20 e 21 de junho e marca o início dos meses mais frios. O fim do inverno ocorre no dia 22 de setembro.

22 de junho

Dia do Aeroviário.

23 de junho

Não há data comemorativa.

24 de junho

Dia das Empresas Gráficas, Dia de São João e Dia Internacional do Leite. O Dia de São João é a razão das chamadas festas juninas por todo o Brasil.

25 de junho

Dia do Imigrante. O Dia do Imigrante celebra a imigração e a diversidade cultural que esta proporciona, além de conscientizar sobre os problemas enfrentados por imigrantes.

26 de junho

Dia do Meteorologista e Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

27 de junho

Dia Nacional do Progresso. A data relembra a bandeira brasileira com a frase Ordem e Progresso. 

28 de junho

Dia da Renovação Espiritual e Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex).

O Dia Internacional do Orgulho LGBT conscientiza sobre a necessidade do combate à homofobia. Atualmente, de acordo com o Grupo Gay da Bahia, o Brasil é o país com mais crimes de homofobia no mundo.

29 de junho

Dia da Telefonista, Dia de São Pedro e São Paulo, Dia do Papa e Dia do Pescador.

30 de junho

Dia do Caminhoneiro e Dia Nacional do Bumba Meu Boi.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.