Datas comemorativas de maio

Maio é um mês com somente um feriado, porém, possui várias datas comemorativas importantes. Confira as datas comemorativas de maio!

Maio é o quinto mês do ano e carrega várias datas importantes. Uma data comemorativa é instituída por diversas razões, como um momento histórico ou um tema relevante.

Ao longo do ano, temos muitas datas comemorativas conhecidas por milhões de pessoas e maio não diverge disso. Há também datas móveis, como o Dia das Mães, que ocorre no segundo domingo de maio. Já o Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa e o Dia da Santíssima Trindade ocorre no primeiro domingo depois de Pentecostes.

Para saber quais são os temas comemorados no mês, confira as datas comemorativas de maio!

Datas comemorativas de maio

1º de maio

Feriado do Dia Mundial do Trabalho. A data foi instituída para recordar a luta dos trabalhadores que ocorreu em Chicago, em 1886, com o objetivo de diminuir a carga horária de 13 para 8 horas diárias.

2 de maio

Dia do Taquígrafo e Dia Nacional do Ex-combatente. Taquigrafia é o método de abreviação de escrita que visa diminuir o tempo tradicional.

3 de maio

Assinatura da Ata de Constituição do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1948), Dia do Sertanejo e Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado no dia 20 de dezembro de 1993 na Assembleia Geral das Nações Unidas.

4 de maio

Dia do Calculista Estrutural. O Calculista Estrutural é a profissão que garante a segurança de uma estrutura.

5 de maio

Dia da Comunidade, Dia do Artista Pintor, Dia do Marechal Rondon e Dia Nacional do Expedicionário.

O Marechal Rondon foi um importante sertanista que atuou na integração do oeste e norte do Brasil e na defesa dos povos indígenas.

6 de maio

Dia do Cartógrafo.

7 de maio

Dia do Oftalmologista e Dia do Silêncio. No Dia do Silêncio, são debatidos os males da poluição sonora para a qualidade de vida.

8 de maio

Dia do Profissional Marketing, Dia da Vitória, Dia do Artista Plástico e Dia Internacional da Cruz Vermelha.

O Dia da Vitória na Europa ocorreu em 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

9 de maio

Dia da Europa. No Dia da Europa é celebrada a data de 1950, em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional.

10 de maio

Dia da Cavalaria e Dia do Campo.

11 de maio

Dia da Integração do Telégrafo no Brasil.

O telégrafo foi inaugurado no Brasil em 1857. No evento, houve a instalação da primeira linha telegráfica, entre Petrópolis e a praia da Saúde, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira linha tinha uma extensão de 50 quilômetros, sendo 15 quilômetros em cabo submarino no leito da baía de Guanabara.

12 de maio

Dia Mundial do Enfermeiro. Nesse dia, celebramos essa profissão que busca preservar a vida de todos.

13 de maio

Abolição da Escravatura (1888), Dia da Fraternidade Brasileira, Dia do Automóvel e Dia do Zootecnista.

A abolição da escravatura no Brasil ocorreu por meio da Lei Áurea, oficialmente a Lei n.º 3.353 de 13 de maio de 1888. Apesar da libertação, não houve políticas públicas de assistência para essas pessoas, que se encontraram sem casa, profissão ou educação.

14 de maio

Dia Continental do Seguro. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância desse setor para a proteção do patrimônio e das pessoas.

15 de maio

Dia do Assistente Social e Dia do Gerente Bancário.

16 de maio

Dia do Gari. O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, em 1876. Gary foi o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro.

17 de maio

Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações, Dia da Constituição e Dia Internacional contra a Homofobia.

18 de maio

Dia dos Vidreiros, Dia Internacional dos Museus e Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o tema em evidência fala sobre a importância de proteger as pessoas vulneráveis e as formas que o abuso pode ocorrer.

19 de maio

Dia dos Acadêmicos do Direito e Dia Nacional de Combate à Cefaleia. A cefaleia é o termo médico para o que a população chama de dor de cabeça.

20 de maio

Ascensão do Senhor e Dia do Comissário de Menores.

21 de maio

Dia da Língua Nacional. Mais 260 milhões de pessoas possuem a língua portuguesa como oficial.

22 de maio

Dia do Apicultor e Dia Internacional da Biodiversidade. A apicultura é ciência da criação de abelhas.

23 de maio

Dia da Juventude Constitucionalista.

24 de maio

Dia da Infantaria, Dia do Datilógrafo, Dia do Detento, Dia do Telegrafista e Dia do Vestibulando.

25 de maio

Dia da Indústria, Dia do Massagista e Dia do Trabalhador Rural. O trabalhador rural é essencial não só para as pessoas que vivem em regiões rurais, como para as pessoas nas áreas urbanas.

26 de maio

Dia Nacional do Bombeiro.

27 de maio

Dia do Profissional Liberal.

28 de maio

Dia Mundial do Hambúrguer e Assinatura do Decreto de 28 de maio de 1810 (teatro nacional). Nesse dia, D. João VI reconheceu a necessidade da construção de teatros pelo Brasil para a nobreza.

29 de maio

Dia do Estatístico e Dia do Geógrafo. A geografia estuda a superfície terrestre e a distribuição dos fenômenos naturais, assim como a relação do humano com a Terra.

30 de maio

Dia das Bandeiras e Dia do Geólogo. A geologia é o estudo da crosta terrestre, da matéria que a compõe, o seu mecanismo de formação, as alterações que ocorrem desde a sua origem e a estrutura que a sua superfície possui atualmente.

31 de maio

Dia do Comissário de Bordo e Dia do Espírito Santo.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.