Datas comemorativas de setembro

Confira as datas comemorativas e feriados de setembro para planejar o seu ano da melhor forma.

Setembro é o nono mês do ano e possui datas muito importantes para o Brasil. O mês todo dispõe de datas comemorativas e um dos principais feriados no ano.

Essas datas são celebradas para honrar a identidade cultural através da história e de elementos culturais do Brasil e do mundo. Há datas que são móveis, isto que, são comemoradas em dias que variam de acordo com o ano. O Dia Mundial do Surdo ocorre no último domingo de setembro.

Para planejar e aproveitar os dias ao máximo, listamos as datas comemorativas de setembro. Confira!

Datas comemorativas de setembro

1º de setembro

Início da Semana da Pátria e Dia do Profissional de Educação Física.

2 de setembro

Dia do Repórter Fotográfico.

3 de setembro

Dia do Biólogo e Dia do Guarda Civil.

4 de setembro

Dia da Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico de africanos para serem escravizados no Brasil, criminalizando quem a infringisse.

5 de setembro

Dia da Amazônia, Dia Oficial da Farmácia e Dia da Raça Brasileira. O Dia da Amazônia foi escolhido em 1850, quando D. Pedro II criou o estado do Amazonas, com objetivo de enaltecer a importância da Floresta Amazônica, assim como conscientizar sobre o impacto humano negativo sobre os recursos naturais.

O objetivo do Dia da Raça Brasileira é de enaltecer a identidade cultural brasileira e todos os imigrantes que contribuem para a sua formação.

6 de setembro

Dia do Alfaiate e Oficialização da Letra do Hino Nacional. O poema de Joaquim Osório Duque-Estrada foi oficializado como letra do Hino Nacional Brasileiro no ano de 1922.

7 de setembro

Feriado nacional de Independência do Brasil e fim da Semana da Pátria. Em 1822, às margens do riacho do Ipiranga, o Imperador D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil, formalizando a separação com Portugal.

8 de setembro

Dia Internacional da Alfabetização. O dia foi oficializado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), em 26 de outubro de 1966, com o objetivo de destacar a importância da alfabetização para indivíduos, comunidades e sociedades.

9 de setembro

Dia da Velocidade, Dia do Administrador e Dia do Médico Veterinário.

10 de setembro

Dia do Gordo e Fundação do 1º Jornal do Brasil. A Gazeta do Rio de Janeiro, que circulou até dezembro de 1821, foi o primeiro jornal impresso do país, fundado em 1808.

11 de setembro

Sancionada Lei de Defesa do Direito do Consumidor (1990).

12 de setembro

Dia do Programador e Dia do Operador de Rastreamento.

13 de setembro

Dia do Agrônomo. O Agrônomo é um profissional de nível superior capaz de atuar em todas as etapas do agronegócio, desde o plantio da lavoura e criação dos animais até a industrialização, armazenamento, distribuição e comercialização de produtos e alimentos.

14 de setembro

Dia da Cruz e Dia do Frevo. O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco.

15 de setembro

Dia do Cliente e Dia Nacional do Musicoterapeuta. A Musicoterapia é uma prática com música no contexto clínico de tratamento, reabilitação ou prevenção de saúde e bem-estar.

16 de setembro

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. A camada de ozônio é uma camada frágil de gás que protege a Terra de raios ultravioletas emitidos pelo Sol.

17 de setembro

Dia da Compreensão Mundial.

18 de setembro

Dia dos Símbolos Nacionais. Os símbolos nacionais são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.

19 de setembro

Dia de São Geraldo e Dia do Teatro.

20 de setembro

Dia do Baterista, Dia do Funcionário Municipal e Dia do Gaúcho. No Dia do Gaúcho, comemora-se a Revolução Farroupilha, que ocorreu de 1835 a 1845, motivada pela economia, pelo preço do charge e injustiças sociais.

21 de setembro

Dia da Árvore, Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências e Dia do Fazendeiro. O Dia Nacional das Pessoas com Deficiências conscientiza sobre a importância de integrar essas pessoas de forma justa e livre de preconceitos na sociedade.

22 de setembro

Início da Primavera, Dia da Juventude do Brasil e Dia do Contador. O Dia do Contador foi estabelecido em 1945, quando o então presidente, Getúlio Vargas, oficializou o curso superior de Ciências Contábeis.

23 de setembro

Dia do Soldador, Dia do Sorvete, Dia do Técnico em Edificações e Dia do Técnico Industrial.

24 de setembro

Dia do Mototaxista.

25 de setembro

Dia Nacional do Trânsito.

26 de setembro

Dia Interamericano das Relações Públicas.

27 de setembro

Dia de Cosme e Damião, Dia do Encanador, Dia Mundial de Turismo e Dia Nacional do Idoso.

28 de setembro

Dia da Lei do Ventre Livre. A lei, também conhecida como Lei Rio Branco, foi promulgada no ano de 1871 e declarava livres os filhos de mulheres negras escravizadas nascidos no Brasil a partir da data da aprovação da lei.

29 de setembro

Dia do Anunciante e Dia Mundial do Petróleo. No Brasil, o Dia do Petróleo é celebrado no dia 3 de outubro, data de fundação da Petrobras, em 1953.

30 de setembro

Dia da Secretária, Dia da Navegação, Dia Mundial do Tradutor e Dia Nacional do Jornaleiro.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.