Democracia no Brasil

A democracia é o atual regime político brasileiro.

A democracia no Brasil sofreu interrupções em diversos momentos de sua história. O Brasil não viveu longos períodos democráticos, tendo em vista a sua idade.

A sociedade brasileira sentiu a fragilidade da sua democracia vivenciando períodos ditatoriais como o Estado Novo (1937-1945) e a Ditadura Militar (1964-1985).

Resumo da democracia no Brasil

O país viveu um curto período democrático logo após o fim do Estado Novo, em 1945. Em dezembro do mesmo ano, Eurico Gaspar Dutra foi eleito por voto direto colocando fim à ditadura de Getúlio Vargas.

Entre 1946 e março de 1964 foi o período em que o país ingressou em um cenário político democrático. A partir desse momento, a estrutura política nacional alcançou outro perfil, com o funcionamento das instituições democráticas, dos partidos e a participação das camadas populares no arranjo político.

Esse período democrático compreendeu menos de 20 da história do país. Os principais presidentes eleitos nessa fase foram:

De 1964 a 1985 o país viveu uma fase regida por militares no poder. Após o fim desse período o país se encontrava em uma profunda crise social, política e econômica.

O ano de 1984 foi marcado principalmente pelo movimento Diretas Já, que reivindicava a realização de eleições diretas ao cargo de presidente da República. Mesmo com a enorme pressão popular, o Brasil manteve o sistema indireto para as eleições de 1985. Foi permitida a participação de civis ao pleito.

Somente a partir da promulgação de uma nova constituição que o voto direto se tornou possível.

O Brasil começa a vislumbrar uma democracia garantida na nova Constituição Federal, promulgada no ano de 1988. A nova Carta Magna brasileira garantia a liberdade de direitos, igualdade social, liberdade de voto, eleições livres, além da garantia do retorno do regime presidencialista e de outras medidas que beneficiam o povo brasileiro.

Em 1989 o país elegeu seu novo presidente por meio do voto nas eleições diretas. O primeiro presidente eleito do Brasil após a ditadura militar que durou 21 anos foi Fernando Collor de Mello.

Contudo, em 1992 ele sofre o processo de impeachment por estar envolvido em diversos processo de corrupção. Em seu lugar, entra Itamar Franco, seu vice.

Com isso, os presidentes eleitos no Brasil redemocratizado, foram:

  • Fernando Collor de Mello (1990 a 1992)
  • Itamar Franco (1992 a 1994)
  • Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002) – Emendou dois mandatos de 4 anos
  • Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2010) – Emendou dois mandatos de 4 anos
  • Dilma Rousseff (2011 a 2016) – Cumpriu um mandato de 4 anos e sofreu impeachment no ano de 2016
  • Michel Temer (2016 a 2018) – Vice-presidente de Dilma Rousseff
  • Jair Bolsonaro (2019)

Vale lembrar que mesmo após a adoção do voto direto para a escolha presidencial, o país ainda vive muitos problemas políticos e sociais causados pela corrupção que provoca profundas desigualdades sociais no Brasil.

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.