Desastres ambientais

Desastres ambientais ocorrem mundialmente e obrigam a população a pensar sobre os efeitos da exploração humana da natureza.

No Brasil, houve muitos desastres ambientais que causaram sérios danos para o meio ambiente e para a vida humana. Contudo, também ocorreram grandes acidentes e crimes ambientais no mundo.

Esses acontecimentos fazem a população refletir sobre o uso insustentável de recursos naturais, infra-estrutura mal planejada e demais problemas sociais..

Desastre ambiental – O que é, significado, definição

Um desastre ambiental, também conhecido como catástrofe, é um evento que afeta negativamente a sociedade ou a natureza. Assim, pode ocorrer de forma natural, como um tsunami, ou devido a interferência humana, como derramamento de óleo.

Desastres ambientais no Brasil

1 — Césio 137 em Goiânia (1987)

Em um hospital abandonado na cidade de Goiânia, em Goiás, dois catadores de lixo acharam uma cápsula de metal. A dupla levou o material para um ferro-velho com o objetivo de vendê-lo, mas, descobriram um pó branco que no escuro brilhava na cor azul.

Sem imaginar o que poderia ser, os dois catadores inconscientemente causaram o maior acidente radioativo do Brasil. O pó encontrado era de Césio 137, material altamente radioativo. Estima-se que mais de 100 pessoas morrem devido a contaminação.

2 — Barragem de Mariana (2015)

Considerado crime ambiental, o rompimento da barragem de Fundão, propriedade da Samarco -empresa controlada pela Vale –, causou a liberação de cerca de 62 milhões de metros cúbicos de lama tóxica na cidade

Assim, o subdistrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, foi inundado, deixando 19 mortos.

3 — Barragem de Brumadinho (2019)

Com a mesma causa da tragédia em Mariana, a barragem Mina Córrego do Feijão, do grupo Vale, rompeu e liberou lama tóxica pelo município de Brumadinho.

Como consequência, 259 pessoas foram mortas e outras 11 ficaram desaparecidas.

Desastres ambientais no mundo

1 — Bomba de Hiroshima e Nagasaki (1945)

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. O impacto foi tão grande que, no raio de um quilômetro das bombas, todos os animais e as plantas foram exterminados.

2 — Explosão de Chernobyl (1986)

Considerado o maior acidente radioativo da história, a explosão de Chernobyl ocorreu em um reator da usina nuclear. Cerca de 40 mil pessoas foram afetadas pela radiação e o local é, até hoje, altamente radioativo.

3 — Fukushima (2011)

A tragédia ocorreu na cidade de Fukushima, no Japão, quando um tsunami atingiu uma usina nuclear. O tsunami, por sua vez, havia sido causado por um terremoto. Como resultado, a usina explodiu, liberando os agente nucleares no local.

Causas e consequências dos desastres ambientais

Apesar de poder ocorrer desastres ambientais sem interferência humana, estudos indicam que o uso insustentável dos recursos naturais é a maior causa.

Sendo assim, esses acontecimentos geram muitas consequências negativas tanto para a vida humana, quanto para o ar, solo, água e todo o ecossistema. Em casos como o rompimento em Mariana, a economia local é fortemente impactada, assim gerando uma onda de desemprego.

Também, em casos como os acidentes radioativos e derramamento de óleo, todo o local é contaminado pelos rejeitos.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.