Descubra qual é a origem do Folclore no Brasil

Mitos e lendas que integram a cultura popular já inspiraram séries e filmes na TV. Mas, afinal, de onde surgiu tudo isso? Confira:

Recentemente, foi comemorado o Dia do Folclore no Brasil. Mais especificamente, no último dia 22 de agosto, os brasileiros puderam rememorar essa parte da cultura nacional. Certamente, a maior parte dos cidadãos já ouviu falar em Saci Pererê, Curupira, Caipora ou Kuka. Mas, afinal, de onde surgiu tudo isso?

Primeiramente, é preciso esclarecer o significado do termo Folclore. A palavra significa conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, contos, mitos e lendas. Também pode ser traduzida em músicas, danças e festas populares de uma cultura e de uma região.

Em outras palavras, o Folclore brasileiro faz referência à própria cultura do País. Contudo, seu uso se refere com frequência às lendas e mitos brasileiros.

O termo foi criado em 1846, pelo arqueólogo inglês William John Thoms. Ele era um estudioso da cultura popular. A palavra uniu o termo “folk”, que em inglês significa povo (popular) e “lore”, que quer dizer cultura/saber. Portanto, folclore é a “cultura popular”.

Data é celebrada em outros países também

Em agosto de 1965, a data, que é celebrada em todo o mundo, passou a fazer parte do calendário brasileiro. Foi criada para ressaltar a importância e a valorização das manifestações folclóricas do país, conforme dados divulgados pela Agência Brasil.

Quem não se lembra das cantigas de roda? Personagens como Curupira, Caipora e de tantas outras figuras, todas fruto da imaginação popular. Algumas ficaram eternizadas em obras literárias, da dramaturgia e do cinema.

Já ouviu falar do Uirapuru (nome de algumas aves) que inspirou um mito indígena sobre uma linda história de amor? Da encantadora Yara, a bela índia que dorme na Vitória Régia e a todos encanta?

Religiosidade, crenças e fé, contos, poemas e poesias também integram o Folclore brasileiro. Além disso, ele reflete ainda aspectos das culturas indígena, africana e europeia.

Renato Almeida, Mário de Andrade e Luís da Câmara Cascudo são alguns dos estudiosos dessa manifestação popular. Entre os escritores, Ariano Suassuna e Clarice Lispector retrataram aspectos do folclore em textos e livros. Eles ressaltam a riqueza e a importância das histórias de nossa cultura.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.