Desenvolvimento embrionário humano

Você sabe como ocorre o desenvolvimento do zigoto humano até o nascimento do bebê? Continue lendo para aprender!

O desenvolvimento embrionário humano se inicia após a fecundação quando ocorre a formação do zigoto. O zigoto passa por sucessivas clivagens e se fixa na parede do útero num processo chamado de nidação.

Etapas da embriogênese humana

O desenvolvimento embrionário humano possui muitas fases, vamos conhecer cada uma delas com mais detalhes.

Gametogênese

A gametogênese é o processo onde acontece a formação dos gametas masculinos e femininos a partir de células germinativas. Elas passam por sucessivas divisões mitóticas e se multiplicam muitas vezes.

As células germinativas que se multiplicaram por mitose, aumentam de volume, amadurecem e passam pela meiose, que reduz o número de cromossomos da célula inicial pela metade e forma células-filhas haploides.

Na formação dos gametas femininos, a meiose não ocorre até o final e a divisão origina um ovócito secundário e um corpo polar primário.

Ovulação

A ovulação é a primeira etapa do desenvolvimento embrionário. O ovário libera um ovócito secundário para a tuba uterina e a partir dai se inicia o período fértil da mulher.

Fecundação

A fecundação humana acontece através do ato sexual quando os espermatozoides são inseridos dentro do corpo feminino e encontram o ovócito.

O ovócito completa a divisão meiótica quando o espermatozoide penetra nele e acontece a fecundação, portanto, a fecundação ocorre quando existe a fusão de dois gametas haploides que irão originar uma célula diploide que recebe o nome de zigoto ou célula-ovo.

Embriologia – Fecundação humana

Clivagens do zigoto

O desenvolvimento dos zigotos acontece em três etapas que envolvem as clivagens do zigoto: segmentação, gastrulação e organogênese.

1 — Segmentação

A fase de segmentação do zigoto é onde ocorrem as primeiras clivagens, ou seja, as primeiras divisões que irão aumentar o número de células do zigoto.

Essa etapa demora, aproximadamente, uma semana para se completar e ocorre quando o zigoto está em fase de blastocisto e ainda não se fixou na parede do útero.

2 — Gastrulação

A gastrulação aumenta o número de células e o volume do embrião. Nesta etapa são formados os folhetos embrionários que darão origem aos tecidos do feto: o ectoderma, o mesoderma e o endoderma.

3 — Organogênese

A organogênese é a organização dos tecidos para formar os órgãos que juntos formam os sistemas do corpo humano. Os primeiros órgãos começam a ser formados na terceira semana de desenvolvimento embrionário.

Os órgãos do sistema nervoso são os primeiros a surgir, eles são provenientes do folheto embrionário ectoderma. A formação de todos os órgãos humanos demora 9 meses para ocorrer, ou seja, somente 9 meses após a fecundação o feto está pronto para nascer.

Embriologia – Organogênse humana

Anexos embrionários

Os anexos embrionários são estruturas importantes para a gestação do embrião humano. Eles são formados pelo folheto embrionário mais externo, o ectoderma, que se dobra e forma o saco vitelínico, cório e o âmnio.

O saco vitelínico é formado logo no início do desenvolvimento embrionário e realiza as primeiras circulações sanguíneas no embrião.

O cório é ligado ao tecido do útero e forma projeções que dão origem às velocidades coriônicas que irão penetrar nas paredes uterinas e originar a placenta.

O âmnio é um espaço preenchido pelo líquido amniótico que irá permitir a movimentação e promover a proteção do feto contra choques mecânicos.

Veja também:

desenvolvimento embrionáriofases do desenvolvimento embrionário humanofecundação humanaformação de embriões