Dessalinização da água

Vamos conhecer os processos de retirada dos sais minerais da água do mar!

A dessalinização da água é um processo físico e químico que retira o excesso de sais minerais e outras partículas presentes na água salgada e água salobra, união de água salgada com água doce, para obter água doce e potável ao consumo humano.

A água potável é um recurso cada vez mais escasso no planeta Terra e já existem muitas regiões em que existe mais água salgada que água doce disponível. É o caso, por exemplo, da Ilha de Páscoa, no Chile, e da Ilha Fernando de Noronha, no Brasil, entre outras localidades como Israel e Arábia Saudita.

A exploração humana desenfreada diminuiu consideravelmente a capacidade dos lençóis freáticos dessas regiões, por isso a dessalinização é uma opção viável para garantir água potável.

Confira abaixo quais são os processos de dessalinização da água do mar.

Osmose reversa

Na osmose reversa, a água do mar é colocada em um tanque e é exercida sobre essa água uma pressão maior que a pressão osmótica natural.

Isso faz com que o solvente passe para o outro tanque que é separado por uma membrana semipermeável. Nesse caso, o soluto composto pelos sais minerais e outros microrganismos como fungos, bactérias e vírus ficam retidos na membrana e o solvente passa do meio mais concentrado de soluto para o meio menos concentrado.

Osmose reversa
Osmose reversa

Evaporação ou vaporização

Na evaporação são usados tanques pretos com teto transparente permitindo que o calor do Sol esquente e evapore a água.

A água do mar é colocada no primeiro tanque, logo depois a luz solar incide e faz com que a água evapore e o sal fique no tanque. Esse vapor de água é resfriado e condensado novamente em outro tanque, formando a água doce potável.

Destilação

O processo de destilação se assemelha ao processo de evaporação, mas ele não utiliza a luz do Sol e sim fontes de calor secundárias.

A água do mar atinge seu ponto de ebulição, evapora e os sais minerais ficam no fundo do tanque. O vapor d’água vai para um condensador onde é resfriado e retorna ao estado líquido de água doce.

Congelamento

Toda substância possui um ponto de congelamento específico e quando a substância está pura, a temperatura de congelamento diminui.

Sendo assim, quando a água do mar é resfriada, primeiramente, a superfície irá congelar, pois os sais minerais estarão em maior quantidade na parte de baixo, e a superfície é onde se encontra água mais pura.

O processo de dessalinização por congelamento ocorre por meio de um resfriamento secundário em que o calor da água do mar é retirado ao passar pelo butano em estado gasoso, isso faz com que a água congele.

Quando a água é congelada, os sais ficam na superfície e é necessário retirar os cristais de sal de cima do gelo. Só então o gelo é derretido, o butano também retorna a seu estado e ambos podem ser reutilizados.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.