Ísis, deusa do amor e da magia

Conheça a origem e características de uma das deusas mais adoradas do Egito.

Isis era uma deusa da mitologia egípcia. Ela era a irmã e esposa de Osíris, e eles tiveram um filho chamado Hórus.

Ísis também protegia crianças e era uma das maiores deusas. Ela também é considerada como a maior maga e deusa da magia.

Origem

Talvez seja a deusa mais importante de toda a mitologia egípcia. Ísis assumiu, durante o curso da história egípcia, os atributos e funções de praticamente todas as outras deusas importantes da Terra.

Suas funções mais importantes, no entanto, eram a maternidade, a devoção conjugal, a cura dos enfermos e o trabalho de feitiços e encantamentos mágicos.

Acreditava-se que ela fosse a maga mais poderosa do universo, devido ao fato de ter aprendido o nome secreto de com o próprio deus. Ela era a irmã e esposa de Osíris, irmã de Set e irmã gêmea de Nephthys.

Ísis foi responsável por proteger Hórus de Set durante sua infância, por ajudar Osíris a voltar à vida e por ajudar seu marido a governar na terra dos mortos.

Artigos relacionados
1 De 4

Seu culto parece ter sido originalmente centrado, como o do marido, em Abidos, perto do Delta do Norte (Baixo Egito).

Ela foi adotada na família de Rá no início da história egípcia pelos sacerdotes de Heliópolis, mas a partir do Novo Reino sua adoração não tinha mais nenhum centro específico identificável, e ela tornou-se universalmente adorada.

Poderes

Ísis tinha grandes poderes de cura. Ela poderia até lançar feitiços em Rá. Um exemplo de seus poderes é quando Ísis trouxe Osíris de volta à vida por uma noite.

Embora os poderes de Ísis sejam fortes, existem coisas que ela não poderia fazer, como trazer Osíris de volta à vida por uma noite e um dia.

Aparência física

Ísis tinha um disco solar na cabeça. Às vezes, Ísis é chamada de ovo de ganso porque Geb é o pai de Ísis e o ganso é o animal que o representa. Ela também tinha um trono na cabeça para simbolizar que ela era uma rainha.

Quer ver mais? Veja a lista completa dos Deuses do Egito: Todos os Deuses do Egito

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.