Dicas para economizar no consumo do combustível

A alta no preço dos combustíveis tem assustado bastante os brasileiros, uma vez que o valor da gasolina já passa dos R$ 8 em boa parte do Brasil.

Conforme pesquisa feita pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que foi divulgada na última sexta-feira, o valor da gasolina já passa dos R$ 8 nas bombas de boa parte do País. Para que sejam evitados gastos maiores no dia a dia, os motoristas buscam por alternativas para economizar combustível, como, por exemplo, deixar o carro em ponto morto na descida. No entanto, muitas dessas “técnicas” de economia, comprovadamente, não surtem, de fato, tanto efeito prático assim.

Acerca do primeiro exemplo dado, sobre deixar o veículo no “ponto morto”, o engenheiro e professor José Augusto Junior, do departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade Unime, afirma que esse tipo de atitude pode comprometer a segurança dos ocupantes do veículo. “O ponto morto não gera nada de redução no consumo de combustível, e utilizar dessa prática, além de não economizar, pode acabar causando outros problemas, como instabilidade no veículo”, sinaliza ele.

Além do mais, o professor deu algumas dicas de como os motoristas podem tentar economizar combustível, e um dos caminhos é manter o automóvel com a manutenção sempre em dia, estar sempre atento ao filtro, ao alinhamento e à calibragem dos pneus, e abastecer em postos de confiança.

Enquanto se está viajando, José Augusto orienta que sejam realizadas as trocas de marchas no tempo certo, para obter um melhor funcionamento do veículo. “Quando você está na estrada e necessita trocar de marcha, não é preciso ‘esticar’ até conseguir trocar, no manual do veículo há uma tabela que informa a velocidade correta para cada marcha”, complementa ele.

Levando isso em consideração a não eficácia de muitas dessas técnicas de economia disseminadas pelo senso comum, reunimos abaixo algumas dicas que de fato funcionam no auxílio da economia no consumo do combustível, confira:

  • Dirija de forma prudente: dirigir o carro como se você estivesse em uma corrida aumenta muito o consumo de combustível.
  • Ar-condicionado só quando necessário: quanto mais tempo com o ar-condicionado ligado, mais combustível será gasto, cerca de 10% a mais no valor final do consumo.
  • Calibre os pneus regularmente: pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível.
  • Combustível de qualidade: procure sempre abastecer em postos de confiança, e caso note alguma diferença em seu veículo após abastecer, procure seu mecânico imediatamente.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.