Dicas para manter um perfil nas redes sociais sem se descuidar do mercado de trabalho

É comum empresas analisarem a postura de seus possíveis empregados através dos seus perfis nas redes. Avaliam a conduta social, personalidade, cultura, etc.

O modo como as pessoas se relacionam mudou muito com o avanço da tecnologia. Cada vez mais buscam pela praticidade na comunicação e interação, seja com antigos amigos ou com novos conhecidos. Isso foi possível principalmente através das redes sociais, cujas ferramentas passaram a influenciar até mesmo na vida profissional das pessoas.

É comum empresas analisarem a postura de seus possíveis empregados através dos seus perfis nas redes. Avaliam a conduta social, personalidade, cultura, postagens recentes, fotos e até mesmo as páginas que costuma curtir ou acompanhar. Por meio dessas informações, buscam verificar se o seu perfil está realmente compatível com a filosofia da empresa e com sua perspectiva de crescimento.

Então se o seu propósito atual é alcançar um novo emprego ou garantir a vaga que alcançou com tanto esforço, é fundamental ficar de olho na imagem que tem construído sobre você mesmo através do seu perfil nas redes sociais. Pode parecer difícil aprimorar esse olhar no início, mas tenha consciência de que valerá a pena.

Para te ajudar a dar um caráter mais profissional ao seu perfil e facilitar que seja bem sucedido em seus propósitos, a Universia Brasil reuniu algumas dicas importantes que serão apresentadas a seguir:

1 – Pesquise seu nome no Google

Pode parecer que está no controle da situação e que sabe tudo que falam sobre você na internet, porém, ao longo dos anos há um acumulo de informações sobre você nesse ambiente virtual, o que indica que possivelmente existem muitas postagens suas espalhadas na rede. Deste modo, é importante que pesquise o seu nome do Google, isso para que tenha conhecimento da dimensão das coisas que disse em algum momento e que pode comprometer suas chances de conseguir um bom cargo na empresa dos seus sonhos. Por meio dessa prática, poderá ter a mesma sensação que o gestor teria ao avaliar seu currículo através das redes sociais.

2 – Acompanhe páginas e perfis de referência

Uma forma de demonstrar que possui bastante interesse e força de vontade em alcançar melhores propostas de trabalho é acompanhar as tendências do mercado e seguir profissionais que admira nas redes sociais. Isso será visto como algo positivo por qualquer gestor, pois revela que tem o desejo de se aperfeiçoar profissionalmente. Porém, isso não quer dizer que deva apenas curtir páginas relacionadas ao emprego que você deseja, mas também outras que estejam direta ou indiretamente interligadas ao segmento de seu interesse.

3 – Configure a privacidade dos seus conteúdos

Embora sejam vistas como uma válvula de escape, as redes sócias não devem ser utilizadas para desabafar sobre os seus problemas pessoais e profissionais. Pense sempre antes de curtir, comentar ou compartilhar qualquer coisa no ambiente virtual. Postagens inconvenientes no seu perfil como, por exemplo, textos criticando o antigo chefe, são vistas como opositoras a sua imagem.  Para ter o controle dessa situação, mude a privacidade de conteúdos que são comprometedores, como fotos da última festa que foi com seus amigos. Deixe que apenas os mesmos tenham acesso a elas e procure interagir entre vocês.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.