Qual a diferença entre planetas e estrelas?

Entenda o que são planetas e estrelas e como distinguir as diferenças entre os dois.

Durante a noite, o céu está cheio de pequenos pontos que parecem estar brilhando. Esses pontos só são visíveis quando o céu noturno está limpo e se não houver nuvens.

Alguns dos pontos são estrelas enquanto outros são planetas. Mas como é possível para alguém olhar para eles e diferenciar com base em como eles se parecem e se comportam?

Estrela

Estrela no Céu

A primeira diferença entre os dois corpos é obviamente a sua definição. Uma estrela é um corpo celeste que produz sua própria luz devido a uma reação em seu núcleo.

Planeta

Planeta no Céu

Um planeta é um corpo celeste que possui um curso fixo, também conhecido como órbita. A órbita é o caminho que permite ao planeta se mover em torno de uma estrela. O maior planeta do nosso sistema solar é Júpiter, enquanto o menor é Mercúrio. Há oito planetas no total, com alguns planetas anões já descobertos.

Aparência

As primeiras e mais visíveis diferenças entre os dois podem ser vistas observando se o corpo está cintilando. As estrelas são constantemente cintilantes, enquanto os planetas não. Observadas através de um telescópio, as estrelas parecem tremer nas bordas.

Fonte: WikiHow

Observar o brilho relativo é outra técnica que pode ser usada para diferenciar os dois. Os planetas são tipicamente mais brilhantes que as estrelas. A razão para o brilho diferente é por causa da reflexão da luz do sol, enquanto as estrelas emitem sua própria luz.

Quanto à forma, as estrelas aparecem com um ponto, enquanto os planetas parecem esféricos. Geralmente, as estrelas também são maiores que os planetas. Devido às reações nucleares que produzem energia térmica no núcleo das estrelas, as estrelas são muito mais quentes que os planetas.

Movimento

Outra diferença visível é se o corpo está se movendo ou não. Todos os corpos celestes se movem, isso é um fato conhecido. No entanto, estrelas e planetas se movem de maneiras diferentes.

Um planeta se move pelo céu noturno enquanto observa as regras seguidas pelo sol. Portanto, um corpo celeste que parece se mover em linha reta é mais provável que seja um planeta.

Estrelas se movem em um padrão circular. Às vezes, pode-se confundir aviões e satélites com estrelas ou planetas, mas estes se movem mais rapidamente.

Outros métodos

Outros métodos incluem a observação da cor de diferentes corpos, usando guias e gráficos de fontes confiáveis, usando telescópios ou binóculos e visitando locais com céu escuro para melhorar a visibilidade.

Ao tentar observar os corpos, deve-se também certificar-se de que os fatores que limitam a visibilidade sejam reduzidos.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.