Digestão

Saiba como funciona o processo de obtenção de nutrientes dos seres humanos!

A processo de digestão é o responsável pela transformação do alimento em nutrientes que serão absorvidos pelo corpo para fornecer energia para realizarmos as tarefas diárias.

O sistema que realiza a digestão é chamado de digestório. Ele é um sistema complexo formado por muitos órgãos que utilizam tanto processos mecânicos quanto químicos. Eles se dividem em dois grupos:

  • Tubo digestório: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso.
  • Órgãos anexos: glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Anatomia do sistema digestório

Sistema digestório
Sistema digestório

Como ocorre e onde começa a digestão?

Sistema digestório - Parte superior
Sistema digestório – Parte superior

Boca

A digestão começa na boca, por onde os alimentos entram no nosso organismo. A boca é um órgão revestido por mucosa com glândulas salivares que produzem a saliva para umedecer os alimentos.

Os dentes e a língua são os responsáveis por triturar os alimentos durante a mastigação. Ainda na boca, o amido dos alimentos é quebrado com a ação da enzima amilase, também chamada de ptialina.

Faringe

Depois de mastigado, o bolo alimentar é deglutido. O palato mole se retrai e a língua empurra o bolo para dentro da faringe.

A faringe é um tubo musculoso comum entre os sistemas digestório e respiratório. Ela também é revestida por membrana e faz a comunicação entre a boca e o esôfago.

Esse tubo utiliza movimentos voluntários para empurrar o bolo alimentar até o esôfago.

Uma válvula chamada epiglote impede que o bolo alimentar retorne e seja aspirado para as vias respiratórias.

Esôfago

O esôfago é um tubo que recebe comandos do sistema nervoso. Os movimentos peristálticos realizados por ele empurram o bolo alimentar até o estômago.

Estômago

O estômago é um órgão em formato de bolsa que fica localizado no abdômen.

A mastigação dos alimentos ativa a produção de ácido clorídrico dentro do estômago, mas o suco gástrico só é produzido quando o bolo alimentar chega até esse órgão.

O suco gástrico é uma substância ácida e corrosiva, composta por uma solução de água, sais minerais, enzimas e ácido clorídrico.

Para proteger as paredes do estômago, ele é todo revestido com uma camada de muco que evita que a acidez do suco gástrico danifique o órgão.

No estômago, o processo de digestão pode durar entre 2 a 4 horas e a partir desse ponto o bolo alimentar passa a se chamar quimo.

Através de contrações o estômago empurra o quimo para a parte de baixo, onde fica a abertura chamada de piloro.

O quimo passa pelo piloro em pequenas porções até chegar ao intestino delgado.

Sistema digestório - Parte inferior
Sistema digestório – Parte inferior

Intestino delgado

O intestino delgado é revestido por mucosa que tem muitas projeções para aumentar a superfície de contato.

Ele é o responsável por secretar inúmeras enzimas digestivas que quebra o quimo em moléculas pequenas como a glicose, aminoácidos, glicerol, etc., que são absorvidas pelo organismo.

O intestino delgado é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

O quimo é neutralizado no duodeno com a bile que é secretada pelo fígado e armazenada na vesícula biliar e, também, com o suco pancreático que possui enzimas, água e bicarbonato de sódio.

No jejuno e no íleo, os nutrientes são absorvidos e a pasta grossa que é formada são os detritos que não foram absorvidos e serão empurrados para o intestino grosso.

Intestino grosso

O intestino grosso é um órgão muito grande, ele mede cerca de 1,5 metro de comprimento e possui 6 cm de diâmetro.

É nele que o corpo reabsorve água e armazena os resíduos da digestão até o momento de ser eliminado para o exterior do corpo.

O intestino grosso possui três partes: ceco, cólon e reto. No ceco, o quimo passa a se chamar bolo fecal e pode ficar armazenado por várias horas no cólon.

O reto é a parte final do intestino grosso, que possui o ânus na sua extremidade, por onde as fezes são eliminadas.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.