Dinâmicas sobre fé para células, retiros e encontros

A fé é um princípio cristão que está inserido em todos os seus fiéis. É difícil ensinar a fé, mas as gincanas podem ajudar. Confira dinâmicas sobre a fé.

A é um princípio cristão que deve estar inserido em cada um dos seus fiéis. Entretanto, algumas pessoas podem ter dúvidas sobre o que é e como senti-la.

Existe uma maneira divertida de ensinar sobre a fé e ressaltá-la nas pessoas, recordando a presença de Deus. Essa possibilidade de falar sobre a fé é através de dinâmicas, que podem ser realizadas com todos, crianças, jovens ou adultos.

Além disso, as dinâmicas são maneiras que podem ser utilizadas para integrar um grupo de pessoas e promover o respeito e amizade, dependendo da dinâmica utilizada.

Confira algumas dinâmicas sobre como despertar a confiança e a fé.

Dinâmica “Não tenha medo”

  • Participantes: Jovens e adultos;
  • Necessário: Grupo de pessoas;
  • Tempo: Depende da quantidade de pessoas.

Esta dinâmica tem como objetivo recordar aos participantes a presença de Deus e que basta confiar, pois ele estará sempre presente.
Para realizá-la basta ter um número de pessoas suficiente para formar um pequeno grupo.

A dinâmica deve ser orientada por alguém, que terá de conduzi-los para a formação de um círculo, onde todas os participantes deverão ficar o mais próximo possível uns dos outros.

Após isso, deverá ser dada a ordem para todos ficarem em silêncio absoluto, apenas ouvindo a voz do orientador.

Um participante deverá ser direcionado ao meio da roda e fechar seus olhos. A partir disso, ele deverá se inclinar para alguma direção e deixar seu corpo cair, sem medo de cair no chão.

Mesmo que ele tenha medo, deverá ser encorajado a fazer isso e cada um dos participantes terá sua vez de  fazer esse movimento.

Ao final, faça o questionamento acerca dos sentimentos de cada um dos participantes no momento da brincadeira. Sentiram medo? Insegurança?

Em seguida inicie uma reflexão acerca da dinâmica. A conclusão deverá ser de que não é necessário sentir medo, pois Deus sempre estará presente e seus fiéis nunca estarão desamparados. Por isso, basta confiar em Deus. Após a reflexão, faça uma oração.

Dinâmica “Escute a Deus”

  • Participantes: De todas as idades;
  • Necessário: Vendas, materiais, como garrafas, caixas e outros objetos que possam servir de obstáculo, e um grupo de pessoas;
  • Tempo: Depende do número de participantes.

Primeiro, deverá ser montada uma pista com o material adquirido, formando curvas e obstáculos. Seguindo isso, o grupo deverá ser dividido em duplas.

As orientações dadas serão de que uma pessoa da dupla será vendada e terá que passar pela pista sem derrubar nenhum obstáculos. Ela deverá fazer isso com o auxílio da sua dupla, que irá falar as instruções sem tocar no seu parceiro.

Após todas as duplas concluírem o percurso, sente em círculo com todos e faça perguntas sobre como eles se sentiram quando não podiam ver o caminho e tiveram que ultrapassar os obstáculos.

A reflexão da brincadeira consiste na necessidade de acreditar e ter fé, mesmo quando não puderem visualizar o caminho pela frente. Deus irá sempre orientá-los de alguma forma. Confie.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.