Dinâmicas de apresentação: Primeiro Dia de Aula,Trabalho, Grupos

Conheça algumas dinâmicas de apresentação para aplicar em primeiro dia de aula em escola, trabalho, faculdade ou grupo de jovens.

É habitual que em algum ambiente novo, seja no primeiro dia de aula em escola, trabalho, faculdade ou grupo de jovens, você seja obrigado a se apresentar. Para muitos, essa é uma tarefa difícil já que não se conhece o grupo. Pensando nisso, separamos algumas dinâmicas de apresentação para tornar esse processo mais descontraído e divertido.

1. Roda de Conhecimento

Dinâmica de Apresentação - Roda de conhecimento

Forma-se um círculo com os participantes, no qual será passado de mão em mão uma bola ou qualquer objeto. A pessoa deve passá-la a outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si, ou um defeito, ou qualidade (gosto de ver série, sou organizada, não gosto de matemática ou tenho um cachorro, uso lente de contato, etc.).

Quando todos já tiverem falado, haverá uma segunda rodada, na qual eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.

O objetivo dessa dinâmica consiste em promover a integração entre os alunos e professor/calouros e veteranos/recrutamento de novos funcionários, fortalecendo a comunicação e o relacionamento interpessoal dos participantes.

2. Emboladão

O primeiro passo é formar um círculo, os participantes devem decorar quem está ao seu lado. Depois, os participantes devem caminhar aleatoriamente no espaço. Quando o líder lançar o comando, devem parar onde estão e formar um círculo, só que de mão dadas com quem estava do seu lado anteriormente. A roda deve se abrir sem que as pessoas soltem as mãos;

O propósito dessa atividade é de promover interação entre os membros e estimular a capacidade de improviso, socialização e paciência.

3. Empatia

Com um papel e uma caneta cada um deve escrever algo que não se sentiria a vontade de dividir com o grupo. Após todos terem escrito, deve-se embaralhar os papéis e os distribuir de forma aleatória. Então, cada um vai ler o segredo do colega se colocando no lugar dele ocasionando uma discussão saudável.

Essa dinâmica tem o propósito de gerar empatia um com o outro e o conhecer melhor, sem pré-julgamentos. Se for caso de algum problema, o grupo pode até chegar em uma solução.

4. Qualidade com a letra do nome

O líder deve pedir que todos do grupo se apresentem dizendo o nome e uma qualidade que os defina e que deva começar com a primeira letra do nome deles.

Essa é uma maneira simples de fazer com que todos busquem qualidades dentro de si, além de forçar a mente e a criatividade.

5. Nome e gesto

Os participantes devem formar um círculo. Logo depois, cada um irá se apresentar dizendo o primeiro nome e fazendo um gesto a sua escolha. A próxima pessoa, por sua vez, dirá o próprio nome, repetindo o nome e o gesto do participante anterior e complementando com um gesto seu.

Isso deverá se repetir até que todos os participantes tenham se apresentado. A cada nova apresentação o nível de dificuldade aumenta, o que exige maior atenção e capacidade de memorização. Essa é uma forma de fazer com que todos prestem atenção na pessoa ao lado, sem que ela passe despercebido.

É importante lembrar a importância desse tipo de atividade, afinal a partir dela se desenvolve integralização, socialização e engajamento, o que gera mais positividade e produtividade entre os colaboradores ou alunos ou participantes de um grupo.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.