Divisão da História

A divisão da História tem o objetivo de separar cronologicamente os períodos históricos.

A divisão da História é feita para separar cronologicamente os períodos históricos.

Os critérios utilizados para dividir esses períodos se relacionam com os aspectos de cada época, como transformações sociais, políticas e culturais.

Ela serve para fins didáticos e sociais, por isso, considera os marcos de cada tempo histórico que possuem características particulares que os diferenciam uns dos outros. No entanto, é comum que determinadas épocas se assemelhem a outras.

É importante destacar que a divisão da História é feita a partir da História do Ocidente, da Pré-história aos tempos atuais.

Assim, segundo a visão tradicional, a história da humanidade é dividida em cinco grandes fases: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Pré-história

O termo Pré-história foi criado no século XIX para se referir ao período anterior ao surgimento da escrita.

Essa fase histórica durou cerca de 5 milhões de anos, tendo se iniciado com os primeiros vestígios históricos e se estendido até cerca de 4000 a.C.

Em razão da falta de documentos, todas as informações que se tem sobre esse período são graças a várias disciplinas, como a Arqueologia, Antropologia, Paleontologia, Biologia, Geografia, entre outras.

Devido aos indícios deixados pelos grupos humanos nas cavernas, como os instrumentos, utensílios e pinturas rupestres, estudiosos concluíram que o homem já possuía algumas habilidades desde a Pré-história.

Dentro desse período, existem algumas fases. São elas:

  • Paleolítico: período marcado pelo aparecimento dos primeiros hominídeos no planeta. Nômades, os grupos humanos migravam para outras regiões assim que as fontes de alimentos se esgotavam.
  • Neolítico: surgimento das primeiras civilizações. Fase marcada pelo domínio da agricultura, domesticação de animais e sedentarização.
  • Idade dos Metais: período caracterizado pela criação dos primeiros instrumentos em metais.

Divisão da História – Idades

A partir das fontes históricas escritas, foi criada uma divisão da História que se organiza de forma cronológica.

Essa divisão classifica importantes acontecimentos históricos do Ocidente como marcadores do fim e do início de uma determinada fase. São elas: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

A divisão da História serve como um referencial que auxilia no entendimento do estudo. Vale destacar que o fim de um período e o começo de outro não é marcado por uma transformação rígida e, sim, por um momento de transição.

Nesse sentido, características de um período seguem vigorando em outras épocas.

Idade Antiga

A Idade Antiga teve seu início com a invenção da escrita, que ocorreu por volta de 4000 a.C. a 3500 a.C. e se estendeu até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C.

Esse período é marcado pelo surgimento das primeiras civilizações, localizadas, em sua maioria, no Crescente Fértil, próximo ao Rio Nilo.

Várias civilizações se desenvolveram durante a Idade Antiga. Podemos citar a mesopotâmica, chinesa, hebraica, egípcia, persa e fenícia, que integravam a Antiguidade Oriental; assim como a romana e a grega, que compunham a Antiguidade Clássica.

Idade Média

A Idade Média se inicia em 476 e termina em 1453, com a queda de Constantinopla.

Essa fase é marcada pela influência da Igreja Católica, feudalismo, enfraquecimento do comércio, hierarquização social, ausência de mobilidade social.

Idade Moderna

A Idade Moderna compreende o período entre de 1453 a 1789, com a Revolução Francesa. Esse período se caracteriza por intensas transformações sociais, políticas, culturais e econômicas.

Foi durante a Idade Moderna que os países europeus se lançaram ao mar, através da Expansão Marítima, marcando o início das Grandes Navegações, responsáveis pelo domínio europeu em outros continentes como a América e a África.

Momento marcado pelo colonialismo, os países europeus acumularam muita riqueza, além de criarem bases para o seu domínio no mundo.

O desenvolvimento do capitalismo ocorreu nesse período, assim como o início da produção mercantil e industrial.

Além dos acontecimentos já citados, podemos destacar ainda o Renascimento Comercial e UrbanoCultural e Científico, as reformas religiosas, o Iluminismo e o Absolutismo.

Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea é o período que se inicia com a Revolução Francesa, em 1789, e se estende até os dias atuais.

A organização social, assim como novas formas de relações de trabalho ocorreram nessa fase, por meio da Revolução Industrial, que modificou o modo de vida dos habitantes de todo o mundo.

Marcado pela Primeira Guerra Mundial e pela Segunda Guerra Mundial, esse período caracterizou os dois maiores conflitos que o mundo já presenciou.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.