Doença misteriosa causa 1 morte e mais de 300 internações na Índia

Convulsões, náuseas e perda de consciência são alguns dos sintomas apresentados pelos pacientes. Todos testaram negativo para o novo coronavírus.

Não bastasse a pandemia do novo coronavírus sobrecarregando o sistema de saúde da Índia, a população do país se depara agora com uma doença misteriosa que já causou uma morte e 345 internações.

O surto da enfermidade desconhecida se concentra na cidade de Eluru, localizada no estado de Andhra Pradesh. Entre os principais sintomas apresentados estão náuseas, perda de consciência e convulsões.

“As pessoas que adoeceram, especialmente as crianças, começaram a vomitar de repente, depois de se queixarem de ardor nos olhos. Algumas delas desmaiaram ou tiveram convulsões”, declarou um médico do Hospital do Governo de Eluru ao jornal The Indian Express.

Além disso, a enfermidade não tem relação com a Covid-19. Segundo Dolla Joshi Roy, autoridade responsável do distrito West Godavari de Eluru, “todos os pacientes tiveram resultados negativos à covid-19.”

Contaminação da água

De acordo com N. Chandrababu Naidu, antigo ministro-chefe de Estado e líder da oposição, a causa da contaminação pode ter origem no sistema de abastecimento da água.

Naidu criticou o atual governo, acusando-o de lidar com a situação de forma precária e negligente. “Pode haver uma falha mais infeliz e maior do que esta? O incidente de contaminação da água de Eluru exige uma declaração de Emergência de Saúde em Andhra Pradesh”, disse o político em sua conta no Twitter.

Sobre o caso, as autoridades responsáveis informaram que foram coletadas e analisadas amostras da água. Os resultados apontaram para negativo quanto a sinais de contaminação. Contudo, para entender o motivo dos novos casos, o governo indiano declarou que vai investigar a origem das enfermidades.

“A causa é desconhecida, mas ainda estamos realizando todos os tipos de teste, incluindo a alimentos e ao leite”, informou Roy.

No começo deste ano, o vazamento de gás químico de uma fábrica próxima à Cidade de Visakhapatnam, também localizada no estado de Andhra Pradesh, sul da Índia, matou 11 pessoas e deixou outras feridas. Além disso, o número de casos de pessoas infectadas por Covid-19 na região também impressiona: 871 mil com 7 mil óbitos.

Leia ainda: Doenças que marcaram a história da humanidade – Pandemias históricas

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.