8 Doenças Causadas por Ratos

Pequenos no tamanho, mas enormes no que se trata em transmitir doenças. Os ratos trazem consigo diversas doenças que podem infectar o ser humano.

É muito comum que as pessoas tenham repugnância com os ratos, uma vez que esses animais são sujos e vistos como uma “praga”, já que são capazes de destruir plantações e armazéns em fazendas, além de destruírem estruturas em qualquer lugar, com seus dentes. Além disso, os ratos são vetores de uma série de doenças que podem contaminar outros mamíferos, como o ser humano, por exemplo. Diante disso, produzimos uma lista com doenças causadas por ratos e seus sintomas, para que você se atente acerca desse roedor.

1) Hantavírus

Trata-se de uma doença viral que é transmitida por ratos. O contágio se dá através da inalação de poeira contaminada com urina ou excremento de rato, contato direto com fezes de rato ou urina, e, em alguns casos, devido à mordida de rato.  Seus sintomas são infecções graves dos pulmões (com tosse e falta de ar) ou rins (com erupção cutânea, dor abdominal e, por vezes, insuficiência renal).

2) Leptospirose

Esta é uma doença bacteriana que pode ser transmitida ao entrar em contato com água infectada ou através de reservatórios contaminados. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça,dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse.

3) Febre da mordida de rato

Esta doença se dá pelo contato direto com o roedor. Pode ser transmitida através de uma mordida, arranhão ou contato com um rato morto. Seus principais sintomas são: arrepios, febres, vômitos, dor de cabeça, dores nas costas, manchas vermelhas nas mãos e nos pés e tumores nas articulações.

4) Salmonelose

A doença é causada a partir do consumo de alimentos ou água contaminados por bactérias de fezes de ratos. Seus principais sintomas são febre, dor de cabeça, náuseas, ,vômitos, falta de apetite, cólica, diarreia, que pode ter ou não sinais de sangue.

5) Escabiose (sarna):

É uma doença infecciosa, causada pelo parasita Sarcoptes scabie, transmissível pelo contato íntimo entre pessoas ou mesmo através das roupas. Esse parasita alimenta-se de queratina, a proteína que constitui a camada superficial da pele, por isso os sintomas manifestam-se na pele por meio de pequenas lesões eritematosas quem podem formar uma crosta por causa da coceira.

6) Peste bubônica:

Com seu auge na metade do século XIV, na época da Idade Média, na Europa, esta, é uma doença grave e muitas vezes fatal. É causada pela bactéria da peste, Yersínia pestis, que é transmitida por roedores, sendo transportadas em suas pulgas, que contaminam através da alimentação. Os ratos domésticos são os hospedeiros mais comuns da peste. Seus sintomas são geralmente, febre alta, apatia, vertigens, tremores, intolerância à luz, cefaleia, aumento da frequência cardíaca, cansaço, tosse seca e depois com sangue e aumento dos linfonodos.

7) Febre do Carvalho do Colorado

Doença viral que é transmitida pela mordida de um carrapato que por sua vez, alimentou-se do sangue de um rato contaminado.

8) Leishmaniose cutânea

Esta doença é transmitida através de um parasita encontrado em uma mosca que se alimentou de um rato morto. Essa doença provoca úlceras na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores.

 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.