Conheça algumas doenças que os pets podem passar para nós humanos

Os pets, quando não vacinados e maltratados, podem oferecer riscos à saúde humana.

Quando os animais domésticos estão devidamente vacinados e recebem todo o cuidado que precisam, eles dificilmente ficarão doentes. No entanto, outros fatores podem influenciar na sua saúde, como sair para a rua e residir em áreas de risco para determinada enfermidade.

Nesse tocante, além de nos preocupar com a saúde dos pets porque nos importamos com eles, devemos levar em consideração que há doenças que os pets podem transmitir aos humanos também. Essas doenças têm o nome de Zoonoses.

As zoonoses

Então podemos ressaltar que as zoonoses são enfermidades que os animais – de maneira geral, não apenas os domésticos – podem transmitir para nós. Há várias zoonoses conhecidas que provém de diversos agentes, desde bactérias, fungos, parasitas e vírus.

Elas são problemas de saúde pública e por isso, de maneira geral, Estados e Municípios têm programas de controle e prevenção dessas doenças.

Conheça algumas zoonoses que você pode adquirir de seu pet e os riscos à sua saúde:

Raiva

Essa doença tem letalidade de quase 100% pois seu vírus causador, da família Rhabdoviridae, infecta o tecido nervoso e por isso leva à morte na maioria dos casos.

A transmissão pode ser por contato com saliva, mordida ou arranhões de animais infectados. Nos humanos, os primeiros sintomas demoram de 30 a 50 dias para aparecer e pode causar agitação excessiva, paralisia e salivação.

No entanto, para se prevenir e assegurar a saúde do pet também basta ambos tomarem a vacina contra raiva.

Esporotricose

A transmissão dessa zoonose pode ser por contato com a saliva de gatos doentes ou arranhões.

É causada pelo fungo Sportothrix schenckii, ele vive naturalmente em solos e plantas, então é possível contraí-lo ao mexer na terra sem luvas, caso tenha algum ferimento.

O principal sinal dessa doença é o aparecimento de um grande caroço na pele, ele causa dor e vai crescendo até formar pus. Caso não haja tratamento, vai se espalhar pelo corpo e causar problemas respiratórios.

Toxoplasmose

Por fim, temos a toxoplasmose, que é uma doença muito conhecida e o parasita causador dessa doença (Toxoplasma gondii), utiliza os gatos como hospedeiros.

Para se infectar basta entrar em contato com as fezes do gato infectado ou água e alimentos contaminados por cistos do parasita.

Essa zoonose pode causar graves problemas para grávidas e os fetos, pessoas imunodeprimidas também são afetadas por essa doença.

Leia mais sobre esse assunto e outros interessantes clicando aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.