Ecologia nas provas do Enem – Assuntos que mais caem no Enem

Continue lendo para saber como esse assunto foi abordado nas últimas provas.

A Ecologia é um dos temas mais cobrados em provas de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso ocorre porque os temas abrangidos pela Ecologia, em muitos casos, abordam assuntos do dia a dia, envolvendo temas atuais.

Alterações climáticas, interações ecológicas entre os seres vivos, poluição, cadeias e teias alimentares e, também, conceitos básicos, como nicho ecológico e habitat são alguns dos temas abordados pelas provas.

A Ecologia com certeza é um dos temas com maior possibilidade de interdisciplinaridade nas provas do Enem, pois as questões ecológicas podem estar relacionadas à Biologia, Química, História, Física, etc.

Confira abaixo os conceitos de ecologia, um dos assuntos que mais caem no Enem.

Conceitos básicos de ecologia

Os conceitos ecológicos são muito abordados porque são a base para entender outros processos, por isso, é importante conhecer alguns conceitos básicos como:

Problemas ambientais

As provas de Ciências da Natureza no Enem sempre trazem questões abordando os problemas ambientais que podem envolver outras áreas do conhecimento ou não.

Questões como despejo de substâncias em ambientes aquáticos, rompimento de barragens, queimadas, desmatamento e chuva ácida podem estar presentes em questões de Ecologia.

Preservação ambiental

A preservação ambiental é um tema importante para as provas do Enem, pois aborda assuntos ligados ao nosso cotidiano, como a redução do consumo, a reciclagem do lixo, uso de produtos biodegradáveis, etc.

Esses temas, geralmente, são abordados em notícias de fatos que aconteceram nos últimos anos, como já ocorreu de serem relacionados ao lixo e à tecnologia utilizando uma notícia sobre sacolas biodegradáveis.

Além disso, temas como o branqueamento de corais, os processos de sucessão ecológica e a agroecologia também estão em alta e podem ser cobrado nas provas do Enem.

Ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos envolvem circulação e reciclagem natural de elementos entre os seres vivos e o meio ambiente.

Dentre os ciclos da matéria, outro nome que pode aparecer ao abordar esse assunto, os que mais aparecem em provas são o ciclo da água, o ciclo do carbono, o ciclo do oxigênio e o ciclo do nitrogênio.

Mapa mental - Ciclo do nitrogênio
Mapa mental – Ciclo do nitrogênio

Clique aqui para salvar esse mapa mental sobre ciclo do nitrogênio em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.