Encceja recebe novas inscrições até sexta-feira

O exame contará com quatro provas objetivas de 30 questões cada. As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto deste ano.

Se encerram nessa semana as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame possibilita que jovens e adultos que não terminaram seus estudos na idade adequada, a certificação do ensino fundamental ou médio.

Sendo assim, para o certificado do ensino fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos na data da prova. Por outro lado, para o do ensino médio a idade mínima é de 18 anos.

Avaliação

As avaliações do Encceja 2019 serão aplicadas no dia 25 de agosto, em mais de 600 municípios pelo país. O exame irá conter quatro provas objetivas, cada uma sendo composta por 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

Além disso, para serem aprovados os candidatos precisam ter a nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas objetivas, bem como cinco pontos na redação.

O cálculo final da avaliação será feito de duas formas. Aqueles que conseguirem a nota mínima em todas as provas terão o direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

No entanto, aqueles que não conseguirem a nota mínima em todas, só em algumas, ou uma, terão o direito à declaração parcial de proficiência.

Estude para o Encceja 2019

O órgão organizador do Encceja 2019 é o Inep. Sendo assim, visando facilitar a rotina de estudos dos jovens e adultos que desejam fazer o exame, a instituição disponibiliza aos estudantes o conteúdo a ser estudado.

Os conteúdos são baseados nas questões reais do Encceja. Sendo assim, os estudantes podem ter acesso ao material no site do Inep.

Inscrições

Os interessados em realizar o Encceja precisam se apressar e fazer sua inscrição o quanto antes. Isso porque o período de inscrições do exame se encerra na próxima sexta, dia 31 de maio.

Para solicitar a participação no exame e fácil e prático, basta acessar o site do Encceja 2019, e realizar sua inscrição.

Edital em Libras

Visando uma maior acessibilidade para o exame, a versão deste ano conta com um edital em Libras. Além disso, os estudantes que já tiveram laudo médico aprovado anteriormente não precisam apresentar um outro.

Entretanto, participantes com surdocegos, surdos e deficientes auditivos devem informar, no ato de inscrição, se utilizam aparelho auditivo ou implante coclear.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.