Endosfera

O centro da terra é formado por compostos pesados que, através de seus movimentos, nos protegem da radiação e permitem a vida na Terra.

A divisão das camadas da Terra pode seguir critérios físicos ou químicos. Segundo os critérios químicos, ela está dividida em crosta, manto e núcleo. Segundo os critérios físicos, em litosfera, astenosfera, mesosfera e endosfera.

Modelo da terra e suas camadas

O que é Endosfera? Endosfera é a camada que se localiza entre 2900 e 6400 quilômetros de profundidade, o que equivale ao núcleo químico do planeta.

É a uma densa massa de metais e rochas, envolvida pelo Manto interior ou Mesosfera. A endosfera pode ser dividida em endosfera externa que tem estado líquido; e endosfera interna, em estado sólido, pois, apesar das altas temperaturas, a pressão é alta demais para permitir a fusão da liga.

A Terra, quando se formou, 4,5 bilhões de anos atrás, era composta por materiais temperaturas tão altas que era viscosa. Os materiais mais pesados foram atraídos pela gravidade em direção ao seu centro (diferenciação planetária).

A perda de calor do globo se dá de fora para dentro, de forma que as camadas mais externas se solidificam primeiro, enquanto o núcleo permanecerá aquecido por bilhões de Anos. É por isso que o núcleo é líquido e composto pelos compostos mais densos do planeta.

A rotação e os movimentos de convecção do núcleo criam o campo magnético que protege a Terra de raios solares e da radiação cósmica, assim possibilitando a vida na terra. A teoria que explica esse fenômeno chama-se Teoria do Dínamo.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Curso conserto de celular Diz

    Show de bola! Gostei.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.